quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

NINGUÉM VAI CALAR A CTB!

Uma liminar expedida na terça (4), pela Justiça Federal de Cascavél (PR), concedeu um “interdito proibitório” contra o movimento pela redução do preço dos pedágios. O despacho da juíza Vanessa de Lazzari Hofmann, que atende às empresas concessionárias, atingiu em cheio a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). O assessor da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Paraná (Fetiep), Zenir Teixeira, um dos coordenadores da nova CTB e do movimento anti-pedágio no estado, foi arrolado na draconiana decisão judicial.
Zenir disse que a CTB não se calará diante da Justiça

A decisão proibi lideranças populares de se pronunciarem e manifestarem livremente nas praças de cobrança da tarifa. Além de o “interdito proibitório” configurar-se num absurdo jurídico ao assediar moralmente cidadãos como o sindicalista Zenir Teixeira, constitui-se igualmente um atentado à democracia, ao direito de expressão e de ir e vir.

Se as lideranças dos movimentos populares citadas liminarmente forem vistas nos “locais proibidos” contestando aumentos nos preços das tarifas, como estava programado nesta quinta-feira (5), correriam riscos de prisão e multas individuais de R$ 8 mil por hora de protesto.

"Nem o regime fardado ousou tanto", reagiu Doático Santos, presidente do PMDB de Curitiba e coordenador da Frente Ampla pelos Avanços Sociais, que havia organizado manifestações nas 27 praças de pedágio nesta quinta-feira. Ele explicou que o movimento teve de ser transferido de local em virtude das ameaças e do “terrorismo judicial”.

O advogado Geraldo Serathiuk, ex-delegado regional do Trabalho, foi além ao criticar o “interdito proibitório”. Para ele, quando se está julgando um caso como o do pedágio não se está analisando o problema de um contrato individual ou de uma propriedade individual, mas sim de uma propriedade coletiva que foi concedida, no caso as estradas.

Pedágios caros

O presidente estadual do PCdoB, Milton Alves, acredita que o pedágio no Paraná pode ser bem mais barato. Segundo ele, os leilões realizados recentemente pelo governo federal atestam que as tarifas atuais possuem gorduras que prejudicam a competitividade dos produtos paranaenses.

“Não faz sentido uma discussão política e econômica virar um caso de desrespeito às liberdades democráticas. É um absurdo o preço dos pedágios, que aumentaram novamente nesta quinta, e a ameaça que a justiça faz aos trabalhadores e aos movimentos sociais”, afirmou ele, se solidarizando com os companheiros ameaçados pela liminar.

Apesar de ameaçado, Zenir Teixeira garantiu que “ninguém vai barrar a combatividade ou calar a CTB”. De acordo com ele, as empresas concessionárias de pedágio são mais bancas de advocacia e menos de engenharia. Elas vivem de artimanhas jurídicas para surrupiar os trabalhadores com tarifas exorbitantes.

“Posso assegurar que ninguém, nem a justiça, vai barrar a combatividade ou calar a nova Central dos Trabalhadores do Brasil”, assegurou o líder Sindical.

O congresso de fundação da CTB ocorrerá de 12 a 14 de dezmebro em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Fonte: Assessoria de imprensa da CTB-PR

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo