terça-feira, 13 de março de 2012

Unicidade e sustentação financeira dos sindicatos


Pascoal Carneiro*

Um ponto que sempre provoca acaloradas discussões no sindicalismo brasileiro é o fim do chamado "imposto sindical". Em recente entrevista, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Oreste Dalazen, asseverou que a unicidade sindical e a contribuição sindical retiram do sindicato a liberdade de atuar como representante dos empregados. De acordo com o ministro, para que haja representatividade sindical é preciso haver uma mudança muito grande na estrutura sindical, de tal maneira que os sindicatos passem a viver exclusivamente da contribuição de seus associados. Ele defende sindicato por empresa. 

A CTB defende o aperfeiçoamento do sistema sindical brasileiro, visando o fortalecimento do sindicalismo, da representação dos trabalhadores, do poder negocial, com estrita observância da regra e norma mais favorável, mas, sobretudo, da capacidade de luta das entidades sindicais pelos direitos dos trabalhadores brasileiros, sem permitir, em nenhuma hipótese, que as alterações propostas levem ao fracionamento e ao enfraquecimento dos sindicatos com grave prejuízo à luta da classe operária e dos demais trabalhadores deste país.

Continue lendo >>

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional à luta das mulheres

Homenagem Classista a todas as mulheres que lutam por um mundo melhor.



Continue lendo >>

90 anos lutando pelo Brasil e os brasileiros (7)



Sede da Aliança Nacional Libertadora (ANL), fundada pelos comunistas, aglutinou diversos setores democráticos e organizou o movimento progressista por Pão, Terra e Liberdade.


Continue lendo >>

terça-feira, 6 de março de 2012

90 anos lutando pelo Brasil e os brasileiros (6)




Brasileiros engajam-se como soldados na 2ª guerra mundial. Na Itália, especialmente, os "pracinhas" ajudam as forças progressistas aliadas a derrotar o retrocesso nazi-fascista. Muitos militantes comunistas integram a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Continue lendo >>

90 anos lutando pelo Brasil e os brasileiros (5)



Manifestação pela declaração de guerra do Brasil ao Eixo, em 1942. Milhares de brasileiros tomam as ruas em várias cidades para exigir que o Brasil ingressasse na guerra para eliminar o obscurantismo nazi-fascista. O Partido Comunista do Brasil (PCB) têm papel decisivo nessas manifestações.

Continue lendo >>

segunda-feira, 5 de março de 2012

90 anos lutando pelo Brasil e os brasileiros (4)


Foto: Ruy Santos

Comício no estádio do Pacaembu, em São Paulo-SP, em julho de 1945, organizado pelo Partido Comunista do Brasil recém legalizado. Mais de 80mil pessoas compareceram ao pronunciamento do Partido e do recém libertado Cavaleiro da Esperança, Luis Carlos Prestes.

Continue lendo >>

domingo, 4 de março de 2012

Sobre a unicidade sindical


Pascoal Carneiro*

O sindicato é uma instituição de luta para defender os direitos da classe, ele representa todos e todas que são ou não associados, portanto é um instrumento social espontâneo que reúne as pessoas pelo que apresentam em comum, isto é, o exercício da mesma atividade econômica e por interesses da categoria como um todo. O sindicato se organiza com base no interesse de classe  e tem por objetivo  resolver problemas individuais e coletivos seja do ponto de vista salarial, trabalhista ou social e político.

Não se pode confundir uma organização sindical com um clube. A organização de um clube é formada a partir de opiniões pessoais, simpatias, laços afetivos ou diversão e podem ser criados quantos clubes forem possíveis em uma determinada cidade sem trazer quaisquer danos aos trabalhadores, porque tem como finalidade o lazer ou o assistencialismo.

Continue lendo >>

90 anos lutando pelo Brasil e os brasileiros (3)




Yedo Fiuza, candidato a presidente da república pelo Partido Comunista do Brasil em 1945, ao lado do cavaleiro da esperança, Luis Carlos Prestes.

Os comunistas, de volta à legalidade, lançam o engenheiro Fiuza à presidência e alcançam quase 570mil votos, cerca de 10% do total, sendo o terceiro candidato mais votado aquele ano.

Continue lendo >>

sábado, 3 de março de 2012

90 anos lutando pelo Brasil e os brasileiros (2)





Bancada do Partido Comunista do Brasil na Assembleia Nacional Constituinte de 1946 formada por Gregório Bezerra, José Maria Crispim, Maurício Grabois, Claudino José da Silva, Joaquim Batista Neto, Osvaldo Pacheco, Abílio Fernandes, Alcides Sabença, Agostinho Dias de Oliveira, João Amazonas, Carlos Marighela, Milton Caires de Brito, Alcedo Coutinho e Jorge Amado. 

Os comunistas foram fundamentais para garantir direitos democráticos aos trabalhadores e o povo. Grande parte das proposições dos comunistas foi rejeitada pela maioria retrógrada, mas uma parte acabou aprovada, assim, o Brasil saia da ditadura do Estado Novo para tentar se desenvolver democraticamente.

Continue lendo >>

CTB: novo Fundo para servidores é um desserviço ao país


Por 318 votos a favor, 134 contra e duas abstenções, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o texto-base do projeto de lei (PL 1992/2007) que cria o Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp). Para o secretário de Serviços Públicos e do Trabalhador Público da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), João Paulo Ribeiro, a decisão é um desserviço ao país.

Continue lendo >>

sexta-feira, 2 de março de 2012

90 anos lutando pelo Brasil e os brasileiros (1)



Reunidos em Niteroi-RJ, de 25 a 27 de março de 1922, nove delegados (Abílio de Nequete, Astrojildo Pereira, Cristiano Cordeiro, Hermogênio da Silva Fernandes, João da Costa Pimenta, Joaquim Barbosa, José Elias da Silva, Luís Peres e Manuel Cendón) representando não mais que 73 militantes em todo o país, fundam o Partido Comunista do Brasil.



Continue lendo >>

quinta-feira, 1 de março de 2012

PCdoB rumo aos 90 anos: História que alimenta os combates do presente



Filho das lutas dos trabalhadores nasceu empunhando a bandeira do socialismo a qual soube irmanar com as jornadas pelos direitos do povo e pelo desenvolvimento soberano e democrático do Brasil. Este conteúdo de sua trajetória é o que explica sua longevidade e seu contínuo rejuvenescimento. É o que o faz um partido jovem sendo o mais antigo.

Ao encaminhar-se para seus 90 anos é uma legenda que se expande. Alarga sua presença nas várias esferas da luta política, social e de ideias. Organizado nas 27 unidades federativas do país ele se aproxima da marca dos 300 mil filiados e atua para aumentar suas bases militantes entre os trabalhadores, a juventude e as mulheres. Valoriza suas relações com a intelectualidade progressista, com o mundo da ciência e da cultura. Empenha-se para enriquecer o marxismo-leninismo com o qual busca conhecer cada vez mais a realidade brasileira e mundial. Consciente de que a luta dos trabalhadores e do povo é a força-motriz das mudanças, dedica-se para se vincular crescentemente aos movimentos sociais e às suas mobilizações. 

Continue lendo >>

CTB lança campanha em defesa da unicidade sindical


A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) lançou oficialmente, nesta quinta-feira (1º), uma campanha inédita, de abrangência nacional, em nome da unicidade sindical. A partir da publicação de uma série de materiais de comunicação, como anúncios em jornais, outdoors, publicidade em ônibus, na internet e nas redes sociais, a Central espera promover um debate a respeito do fortalecimento do movimento sindical e da classe trabalhadora.

“Na condição de uma central sindical classista, sentimos que era necessário promover esse debate. No entanto, entendemos que esse debate não deve se restringir à unicidade versus pluralidade. Precisamos ir além”, afirmou Wagner Gomes, presidente da CTB.

Continue lendo >>

Feliz ano novo: Voltamos!


Passou o carnaval, a maior festa popuplar do mundo, o ano começou e retomamos os trabalhos no Classista.

Alguns contratempos e intempéries deixaram o blog sem atualização desde dezembro, mas já que estamos em março, retomaremos as publicações com consciência de classe.

Continue lendo >>
Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo