REDUZIR A JORNADA DE TRABALHO GERARÁ MAIS DE 2 MILHÕES DE EMPREGOS
Segundo cálculos do DIEESE de novembro desse ano, a redução da jornada de trabalho semanal das atuais 44 horas para 40 horas tem o potencial de gerar novos 2.252.600 empregos.
Obviamente são necessárias também medidas para coibir as horas extras e a extinção do famigerado banco de horas, para que os patrões sejam obrigados a contratar mais trabalhadores ao invés de driblar a jornada, superexplorando o trabalho de seus empregados.
A redução da jornada de trabalho sem redução de salários, além de propiciar ao trabalhador maior aproveitamento de seu tempo para si e sua família, ainda tem um efeito econômico importantíssimo, pois com a redução do número de desempregados a pressão sobre a massa salarial passa a ser pelo seu aumento, injetando mais recursos na economia nacional e, principalmente, distribuindo renda com o aumento da participação dos salários no PIB.
Essa é uma luta de extrema importância e deve ser encarada como prioritária por todos os que têm compromisso com os que vivem de seu próprio trabalho.
0 comentários:
Postar um comentário