CTB COMPLETA 1 ANO DE LUTA
Dirigentes sindicais de todo o país festejaram ontem, no Ginásio de Esporte do Sindicato dos Bancários da Bahia, o aniversário de um ano a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, completado no último dia 12. Em tão curto tempo, a CTB já conquistou papel de destaque e representatividade na luta em defesa dos trabalhadores.
A Central já tem mais de 520 entidades filiadas de diversos ramos. "A nossa meta é chegar ao final de 2009 com mais de 800 sindicatos associados e fortalecer, ainda mais, as bandeiras prioritárias dos trabalhadores", diz o vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana.
Este ano, a Central participou ativamente das grandes mobilizações dos trabalhadores em defesa da redução da jornada sem diminuição de salário, fim do fator previdenciário e ratificação das convenções 151 e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), reivindicações permanentes da pauta do movimento sindical.
De acordo com o presidente da CTB-BA, Adilson Araújo, é preciso construir uma agenda positiva para 2009 que enfrente, de forma mais agressiva, a crise financeira, séria ameaça aos trabalhadores em todo o mundo. "O trabalhador não pode pagar a conta com desemprego e retirada de direitos. Um dos grandes desafios para a CTB, no próximo ano, é fortalecer essa luta e evitar prejuízos".
Fortalecimento - A principal pauta da reunião da direção nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), na quarta-feira e ontem, em Salvador, girou em torno da necessidade de a entidade aumentar o número de sindicatos filiados e se fortalecer nos Estados.
O encontro também discutiu conjuntura nacional e internacional, com destaque para a crise financeira e os impactos para a sociedade. Os dirigentes sindicais ratificaram também a importância de aumentar a pressão sobre o governo e o setor empresarial para garantir a preservação dos empregos, além de aprovarem a realização do segundo Congresso da CTB, marcado para setembro de 2009. Salvador está na briga para sediar o evento, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte: Portal CTB
0 comentários:
Postar um comentário