Chico Lopes cobra financiamento público de campanha
Chico Lopes,
deputado federal (PCdoB/CE)
|
Chico Lopes (PCdoB-CE), deputado federal e candidato a vice-prefeito de Fortaleza (CE) nessas eleições, cobrou, em discurso no plenário da Câmara, nesta terça-feira (4), a aprovação da reforma política com financiamento público de campanha. “Ou nós vamos ficar neste País com apenas três partidos”, alertou, denunciando o uso do poder econômico nas pesquisas eleitorais.
Ele lamentou que embora exista um tribunal só para eleição, não há acompanhamento e fiscalização do que está acontecendo nas campanhas eleitorais. E cita o caso dos institutos de pesquisas que são pagos pelos candidatos para medir a intenção de voto do eleitorado.
Chico Lopes é candidato a vice-prefeito
de Fortaleza em chapa com Inácio Arruda
|
“Tem alguns que apresentam até quatro pontos de margem de erro. Como funciona? Para quem pagou, sobem os quatro pontos e, de quem não pagou, tiram os quatro pontos. Ganham-se aí oito pontos. E existe um público no Brasil que não quer perder o voto e, então, vota em quem está na frente. Não quer saber de programa, não quer saber da discussão”, alerta o deputado.
E citou o caso recente divulgado na mídia, que aconteceu em Goiás, onde a Polícia Federal foi acionada para proibir a publicação de uma pesquisa. “A pesquisa é importante, mas tem que ser fiscalizada pelo Tribunal Regional Eleitoral para que os candidatos possam, pelo menos, competir em pé de igualdade, sem correr o risco de saírem em pesquisas que mostram, numa hora, que estão em primeiro lugar e, depois, em último”, afirmou Lopes.
E acrescenta que diante dessa situação, “se faz urgente urgentíssimo que esta Casa aprove a reforma política sob pena de não estarmos contribuindo com a democracia (...) Portanto, clamo aos deputados desta Casa que votemos a reforma política para o bem da nossa democracia”.
Fonte: Vermelho
0 comentários:
Postar um comentário