RENAULT QUER TRABALHADORES NO CABRESTO
Reproduzo aqui carta do companheiro Robson Jamaica, operário da Renault, aquela que se diz "socialmente responsável", mas é mais conhecida pelos suicídios de seus empregados.
A Renault quer calar a voz dos trabalhadores, quer a volta dos tempos da ditadura, parece até um certo desembargador.
RENAULT DEMITE SINDICALISTAS
Bom dia companheiros,
Ao que tudo indica a Renault do Brasil se transformou numa terra sem leis, onde o capitalismo selvagem esta acima até mesmo da legislação. A empresa é quem não cumpre a lei e quem é penalisada é a delegação sindical, que no exercício legal de sua representação tenta fazer valer um decisão dos trabalhadores em assebléia em não fazer horas extras. Quem está errado? Quem não está cumprindo a lei?
Não bastasse retroceder nas condições de trabalho, agora a Renault rasga a Declaração dos Direitos Sociais e Fundamentais, que ela mesmo prega aos quatro cantos do mundo e demite os quatro delegados sindicais que fizeram valer a voz do trabalhador. Como se não fosse o bastante também já comunicou ao sindicato de forma não oficial que quer a dissolução da represenação interna, ou seja, acabar com a organização sindical no local de trabalho.
A delegação sindical esta acampada em porta de fábrica e não vamos sair até que e Renault reverta as demissões e aceite o retono dos sindicalistas para a fábrica sem retaliação de sua atuação sindical.
Companheiros é hora da mobilização, de respondermos à altura a intrasigência da Renault, de nos unirmos para dizer não à repressão, à escravização e ao desrespeito à liberdade sindical.
Temos que mostrar nesse momento a força das organizações sindicais que, independente de Central, Federação, Confederação ou Sindicato façamos parte, o direito de representação e de organização no local de trabalho deve ser mantido e respeitado.
Companheiros sabemos que nossa batalha não será fácil, sabemos do potencial atômico que estamos enfrentando ao tentar fazer valer os direitos dos trabalhadores frente à Renault do Brasil, mas tenham certeza companheiros, não vamos fraquejar, não desistiremos jamais.
Temos a certeza de não estar só nesta luta, confiantes no apoio de cada companheiro, replicando este e-mail aos seus contatos e solicitando que enviem e-mails de repúdio ao gerente de relações trabalhistas e sindicais da Renault ( marino.r.rodilha@renault.com), para que saiba da união e da força que tem quem realmente move este país, a força que tem as mãos de quem trabalha.
Companheiros, juntos nessa luta, seremos vencedores.
Obrigado pelo apoio de todos.
Robson Jamaica
Contato 41 3283 3992
0 comentários:
Postar um comentário