quarta-feira, 29 de junho de 2011

Todos em Brasília no dia 06 de Julho

As centrais sindicais CTB, CGTB, Força, NCST e UGT convocam toda a sua militância (estaduais, sindicatos e federações filiadas) para o grande ato que acontece em Brasília, no dia 06 de julho - Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Agenda dos Trabalhadores.

Além da redução da jornada de 44 para 40h sem redução de salários, a agenda inclui ainda a regulamentação da terceirização, o fim do fator previdenciário, a atualização dos índices de produtividade do campo, a reforma agrária, ratificação de convenções da OIT, entre outros. 

Continue lendo >>

segunda-feira, 27 de junho de 2011

FHC, seu ponto de vista e alguns fatos

J. Tramontini

Na última semana, têm pipocado na imprensa diversas reportagens sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, devido ao seu aniversário de 80 anos.

Uma dessas matérias chamou atenção. Foi a entrevista que FHC concedeu a Heródoto Barbeiro e Ricardo Kotscho, da Record News. Bastante interessante, é verdade, mas parcial, de certa forma, como toda entrevista.

Seria interessante se pudéssemos contrapor, de imediato, algumas das declarações de FHC durante a entrevista. Como não seria possível, vamos elencar algumas dessas questões, entre tantas outras:

Continue lendo >>

Diretor do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista é assassinado

Na madrugada desta segunda-feira, dia 27, foi encontrado morto em sua residência o funcionário do Bradesco e diretor do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista (SEEB-VC), Leandro Alves Neres, 56 anos. As investigações apontam que Neres foi vítima de latrocínio. O veículo e os documentos da vítima foram levados.

A Diretoria do SEEB-VC divulgou nota lamentando o fato e manifestando imensa consternação. "Estamos de luto pelo nosso companheiro e indignados com a violência generalizada que afeta toda a nossa sociedade", desabafou o presidente do Sindicato, Delson Coêlho.

Continue lendo >>

domingo, 26 de junho de 2011

Política fast food

Luciano Rezende *

Recentemente, ouvi de um amigo professor de biologia que os estudantes estão sendo acostumados a uma educação do tipo “fast food”, onde a informação tem que chegar “mastigada”, pronta. Pesquisar um assunto passou a ser, para muitos, uma perda de tempo. Tem razão.

Na atualidade, esse fenômeno parece extrapolar a escola. Atinge outros ramos e setores da sociedade. Na política também, vê-se cada vez mais a prática de quem, por preguiça ou falta de tempo, vive a reproduzir discursos prontos. Não têm o compromisso de investigar na fonte. Quando muito, trocam um estudo mais atento por uma leitura superficial na internet.

Talvez seja a polêmica em torno do Novo Código Florestal a maior demonstração do lodaçal que se encontram os aderentes da política fast food. Substituem a leitura do projeto por impressões, “achismos”.


Continue lendo >>

A luta operária antes de 64

André Lemos*

Pensar em luta política classista dos trabalhadores em um recorte do Brasil – República (1889), até o Golpe Militar de 1964. É designar que o Golpe de 1964 é o mais abrupto dos cortes na história do sindicalismo tendo como principal motivo o regime de exceção mais prolongado desde a proclamação da república. Se refletirmos sobre os fatores de transformação mais incisivos no mundo do trabalho e da indústria como o alastramento do assalariamento, revolução de 1930, instalação da indústria pesada como siderúrgicas a partir 1950. Veremos que o movimento político da classe operária com toda opressão que existia foi contínuo e de muitos êxitos.

Num primeiro instante anarquista e cristão num segundo a entrega a linha de luta de classes na perspectiva do socialismo. No mesmo ano da Revolução Russa temos a conhecida Greve Geral de 1917, no estado de São Paulo, anárquica, mas ainda sim tendo como um dos elos de inspiração o novo mundo. Com a ofensiva das idéias socialistas que fazia com que a revolução estivesse no ar e era possível pensar na liberdade.  O novo patamar da luta política dos trabalhadores se dá com a organização do Partido Comunista do Brasil - PCB (1922) e a Coluna Prestes (1925 – 1927) que teve como símbolo político a fragilização da república velha que antecede a revolução de 1930. Isso em uma realidade no mundo do trabalho em que o trabalho infantil era uma coisa comum, em 1927, se tem o código que fixa a idade mínima para o mercado de trabalho, 12 anos. Sendo a carga horária reduzida para 6 hs diárias 2 anos antes, em 1925, para menores de 18 anos.

Continue lendo >>

A CUT retorna às suas origens?

Lejeune Mirhan*

Desde o último dia 13 de junho, o portal da Central Única dos Trabalhadores ostenta um artigo – polêmico é bem verdade – assinado pelo seu presidente Arthur Henrique, eletricitário de origem e também meu colega sociólogo, cujo título possui uma afirmação de que essa central é “diferente de todas as outras centrais”. Gostaria de debater algumas questões referentes a dois temas que nos são extremamente caros, pelo menos a um sindicalista como eu, do campo da CTB.

Polêmicas centrais: financiamento Compulsório e Unicidade Sindical

Sou um entre milhares de sindicalistas que, no decorrer dos últimos trinta anos – desde a realização da 1ª Conclat em 1981 – mantém diferenças e mesmo divergências profundas com os companheiros que hoje atuam e militam no campo da Central “Única” dos Trabalhadores. Tais diferenças relacionam-se com os postulados basilares dessa Central, pelo seu, digamos assim, “DNA” sindical, que repousa sob duas premissas básicas: sempre foram contra quaisquer receitas compulsórias para financiar as entidades sindicais no país e contrário a que exista apenas um sindicato por categoria profissional em uma mesma categoria (respeitado a base de um município). 

Continue lendo >>

terça-feira, 21 de junho de 2011

Carta do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

Desde o I Encontro Nacional dos Blogueir@s Progressistas, em agosto de 2010, em São Paulo, nosso movimento aumentou a sua capacidade de interferência na luta pela democratização da comunicação, e se tornou protagonista da disseminação de informação crítica ao oligopólio midiático.

Ao mesmo tempo, a blogosfera consolidou-se como um espaço fundamental no cenário político brasileiro. É a blogosfera que tem garantido de fato maior pluralidade e diversidade informativas. Tem sido o contraponto às manipulações dos grupos tradicionais de comunicação, cujos interesses são contrários a liberdade de expressão no país.

Continue lendo >>

segunda-feira, 20 de junho de 2011

P-56, a plataforma que é um orgulho para o Brasil

Luiza Erundina*   

A Petrobras realizou, no último dia 3 de junho, no Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, a solenidade de batismo da plataforma 56, a P-56.

O ato contou com as presenças da presidente Dilma Rousseff, do governador Sérgio Cabral, dos ministros de Minas e Energia Edison Lobão; do Planejamento Miriam Belchior; do então ministro das Relações Institucionais Luiz Sérgio e da então ministra da Pesca Ideli Salvatti (que trocaram de postos); de parlamentares, autoridades municipais, lideranças sindicais, além do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, diretores, técnicos e funcionários da empresa.

Instalada no Campo de Marlim Sul, localizado na Bacia de Campos, e com capacidade diária de processar 100 mil barris de petróleo e de comprimir 6 milhões de metros cúbicos de gás natural, a P-56 é a primeira unidade de produção da Petrobras totalmente construída no Brasil, o que é mais um motivo de orgulho para todos os brasileiros e brasileiras.

Continue lendo >>

Expresso: Lula com blogueiros versus FHC na grande mídia


As grandes empresas de comunicação do Brasil não se ocuparam muito, obviamente, do 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, ocorrido em Brasilia neste final de semana, reunindo mais de 400 ativistas. O cartel midiático escondeu o caráter do evento, que organiza a luta pelo marco regulatório das comunicações, entre outros temas, e praticamente limitou-se a reproduzir algumas citações do ex-presidente Lula, presente à abertura. Uma das questões abordadas por Lula foi o fato de os ativistas digitais estarem contribuindo para eliminar os intermediários na comunicação.

Continue lendo >>

sábado, 18 de junho de 2011

Lula: A sociedade ainda é refém de poucos

Continue lendo >>

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PCdoB/CE lança documento para debate na 20ª Conferência Estadual

Às vésperas do I Encontro Estadual sobre Questões de Partido, o PCdoB/CE divulgou o documento que orientará o debate ao longo do processo da sua 20ª Conferência Estadual.  O debate e a mobilizaçao dos comunistas cearenses se iniciam amanhã e vão até os dias 1º e 2 de outubro deste ano, quando acontecerá a plenária final da conferência partidária.

Intitulado “O Brasil precisa de um PCdoB mais forte, amplo e influente em cada município”, o documento da direção estadual do PCdoB/CE tem um forte caráter mobilizador na medida em que faz uma breve análise política para em seguida enumerar as bandeiras e ações que devem marcar a 20ª Conferência. A direção estadual teve a preocupação em elaborar um documento levando em conta os diferentes níveis de organização e de compreensão do partido no conjunto do estado, de modo a permitir uma maior inclusão dos filiados mais recentes no partido e dos comitês municipais com menor estruturação.

O projeto partidário está no centro do documento e nele estão fixadas as metas dos comunistas na frente institucional, nos movimentos sociais e na luta de idéias, bem como a consequente ampliação das fileiras partidárias seguida da integração dos novos filiados aos organismos de base. A direção estadual dos comunistas cearenses aposta numa grande mobilização de suas fileiras e seus filiados e confia às atuais direções o papel de realizar um processo exitoso, que permita ao partido obter novas vitórias e estar em condições de dar conta do papel que a história lhe reserva.

Leia abaixo a íntegra do documento:

O Brasil precisa de um PCdoB mais forte, amplo e influente em cada município

Continue lendo >>

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Expresso: Outra vez o judiciário salva Daniel Dantas

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu anular a operação Satiagraha da Polícia Federal, a mesma que prendeu o conhecidíssimo banqueiro Daniel Dantas. O ministros acharam que a utilização de agentes da Abin nas investigações é ilegal e, por isso, anula todas as provas conseguidas. Assim, Daniel Dantas, que havia sido condenado por subornar policiais. A prova do suborno consta de um vídeo largamente conhecido. O Ministério Público ainda pode recorrer. A operação Satiagraha foi coordenada pelo delegado Protógenes Queiroz, hoje deputado federal (PCdoB/SP).

Continue lendo >>

Empresa do grupo Edson Queiroz usa trabalho escravo, de novo

Na "lista suja" do trabalho escravo desde julho de 2010, empresa do grupo foi mais uma vez flagrada utilizando mão de obra escrava em março de 2011. Para empresa, problema, em fazenda de gado no Maranhão, foi "pontual"

Por Bianca Pyl, via Reporter Brasil

O grupo cearense Edson Queiroz foi flagrado pela terceira vez utilizando trabalho escravo em uma de suas atividades. A Esperança Agropecuária e Indústria Ltda., empresa do conglomerado que consta na "lista suja" do trabalho escravo desde julho de 2010, foi flagrada novamente utilizando mão de obra escrava. A última libertação aconteceu em 23 de março deste ano. 

Continue lendo >>

Novo aumento dos juros é incompreensível

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB classifica como “incompreensível” o novo aumento da taxa de juros, divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central. Com a medida, a chamada Selic passou de 12% para 12,25% ao ano.

Para a CTB, mais uma vez o Banco Central age em desacordo com as atuais demandas econômicas da nação, agindo em contrariedade ao que defendem as centrais sindicais, a indústria e os movimentos sociais do país.

Este já o quarto aumento seguido da Selic – todos eles durante o governo Dilma. Dessa forma, o Brasil segue com o vergonhoso título de país com a maior taxa de juros real do planeta. Juros altos significam menos empregos, menos investimentos e risco de estagnação. Para a CTB, a medida é um retrocesso que coloca em risco o crescimento vislumbrado para 2011 e os próximos anos.

Continue lendo >>

Expresso: Deputados empresários querem dar rasteira nos trabalhadores

O deputado federal Silvio Costa (PTB/PE) - empresário, desconsiderou requerimento dos deputados Daniel Almeida (PCdoB/BA) - operário têxtil - e Assis Melo (PCdoB/RJ) - metalúrgico - solicitando que o projeto do deputado Sandro Mabel (PR/GO) - empresário - que libera de vez a terceirização, precarizando ainda mais os trabalhadores, fosse enviado à comissão especial da câmara criada para debater exclusivamente o assunto. Assim, a comissão de trabalho (CTASP) aprovou o início do fim dos direitos trabalhistas. A CNI comemorou a aprovação sorrateira. Os deputados operários comunistas encaminharam recurso ao plenário para anular a manobra empresarial e botaram a boca no trombone.

Continue lendo >>

terça-feira, 7 de junho de 2011

Expresso: Tchau Palocci, agora só falta um porquinho

E o Palocci, finalmente, caiu. A novela em torno de sua "alavancagem" patrimonial, que já se arrastava por semanas, parece ter chegado a um desfecho. Pena que demorou tanto. Visto como um homem ligado às grandes corporações financeiras e midiáticas, Palocci era visto com desconfiança pelos setores mais à esquerda da ampla aliança que elegeu Dilma. A substituta na Casa Civil é Gleisi Hoffmann, senadora pelo PT do Paraná e tida como mais hábil nas conversações com aliados. Gleisi tem 45 anos, é advogada e também é esposa do ministro das comunicações, Paulo Bernardo.

Continue lendo >>

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ollanta Humalla e um recado para o Brasil: crescer, apenas, não basta!

Rodrigo Vianna*

Em Portugal, o Partido Socialista sofreu uma derrota histórica nesse fim-de-semana. Segue a trilha do PSOE espanhol – derrotado pelos conservadores nas eleições locais, prenúncio do que deve ocorrer nas eleições nacionais. Portugal e Espanha têm em comum a crise econômica, o desemprego (mais dramático em terras espanholas)  e o fato de serem governados há vários anos por agremiações de centro-esquerda (que, no poder, assumiram a receita do FMI pra “recuperar” a economia). Diante da crise, o povo pensou: entre o conservador de verdade e o de mentirinha, fico com o original!

A crise econômica deve empurrar a Europa mais pra direita (com exceção, talvez, da Itália – onde um Berlusconi desgastado por cafajestices sem fim pode ser derrotado pela centro-esquerda). Cresce o dircurso contra o imigrante, cresce o nacionalismo conservador – que tantos males já provocou no velho continente.

Continue lendo >>

domingo, 5 de junho de 2011

Expresso: Bombeiros do RJ exigem condições dígnas

Os bombeiros do Rio de Janeiro, apesar de, como militares, estarem proibidos de exercer a greve, cansaram-se de esperar a "boa vontade" do governo do estado e do comando da corporação. Uma multidão de bombeiros e suas famílias ocuparam o quartel central e, com isso ganharam muita visibilidade à sua causa. O soldo (salário) de um bombeiro no RJ é de míseros R$331 que, somado a gratificações e indenizações, chega a pouco mais de R$1.100. Os praças tentam negociar com o governador Sergio Cabral a meses, sem resposta. Cansados de esperar, a revolta gerou a ocupação do quartel que foi fortemente reprimida pelo BOPE. Centenas de bombeiros foram presos e declarados vândalos pelo governador, que não parece ter vontade de melhorar as condições de vida dos soldados que salvam vidas.

Continue lendo >>

sábado, 4 de junho de 2011

Vídeo Classista: Miro no Encontro de Blogueiros do Ceará (Parte 2 - Final)

Palestra de Altamiro Borges (Miro), presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e autor do Blog do Miro no I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará, realizado dias 28 e 29 de maio de 2011, no Cuca Che Guevara, em Fortaleza. (2ª Parte - Final).

Continue lendo >>

Expresso: Reportagem policialesca erra sobre greve

Durante a greve dos ferroviários de São Paulo continuamos vendo a cobertura tendenciosa da grande imprensa brasileira. Isso não é surpresa. Mas a Record escalou Percival de Souza, que ganhou projeção durante as coberturas sobre o casal Nardoni. Tido como "comentarista especializado em segurança", Percival, dessa vez, foi comentar o movimento paredista. Obviamente, com toda a ênfase na população que foi prejudicada pela ausência de um serviço essencial. O comentarista de segurança escalado para cobrir movimento de trabalhadores, alegou que os tais serviços essenciais e os percentuais mínimos de funcionamento são descritos na constituição, numa tentativa de criminalizar os ferroviários.

Continue lendo >>

Expresso: Ferroviários param trens em São Paulo

Esta semana, em São Paulo, vimos greves em categorias ligadas ao transporte coletivo. Rodoviários do ABC paulista cruzaram os braços, metroviários indicaram paralização e os ferroviários pararam totalmente os trens da CPTM. A greve dos ferroviários foi a mais comentada, os trabalhadores reivindicavam 5% de reajuste, enquanto a empresa do governo tucano oferecia míseros 3%. O TRT-SP chegou a tentar obrigar os ferroviários a manter 90% dos trens circulando nos horários de pico e 70% nos demais horários. Tanto o juiz, quanto o governo de São Paulo, assim como os trabalhadores sabem que com essa medida, não existe greve. Os trabalhadores mantiveram o movimento até a audiência de conciliação, onde não se chegou a um acordo, nova audiência foi marcada e os ferroviários se mantém em alerta, podendo retomar as paralizações.

Continue lendo >>

Expresso: Palocci aparece finalmente, na Globo

Antonio Palocci, ministro da Casa Civil, fabricador contumaz de crises, homem do mercado dentro de um governo que se pretende progressista, passou as últimas semanas a evitar se expôr publicamente. Da mesma forma, a base aliada ao governo no Congresso Nacional vem num esforço de abafar o escândalo do astronômico acréscimo patrimonial do petista.

Continue lendo >>

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vídeo Classista: Miro no Encontro de Blogueiros do Ceará (Parte 1)

Palestra de Altamiro Borges (Miro), presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e autor do Blog do Miro no I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará, realizado dias 28 e 29 de maio de 2011, no Cuca Che Guevara, em Fortaleza.


Continue lendo >>
Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo