domingo, 18 de dezembro de 2011

Comunistas de todo o mundo dizem que socialismo é o futuro


Foi realizado em Atenas, de 9 a 11 de dezembro, o 13º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Após os debates, os 78 partidos presentes, dentre os quais estava o Partido Comunista do Brasil, aprovaram uma declaração conjunta. 

O lema geral do encontro foi “O socialismo é o futuro”! Os comunistas de todo o mundo debateram a situação internacional e a experiência dos comunistas 20 anos após a contrarrevolução na URSS; as tarefas para o desenvolvimento da luta de classes nas condições da crise do capitalismo, das guerras imperialistas, das atuais lutas e revoltas populares, pelos direitos dos trabalhadores e do povo, o fortalecimento do internacionalismo proletário e da frente anti-imperialista, pela derrubada do capitalismo e a construção do socialismo.

Continue lendo >>

sábado, 17 de dezembro de 2011

Amaury desafia os privatas da mídia

Altamiro Borges (Miro)*

Na entrevista aos blogueiros na noite de sexta-feira (9), o jornalista Amaury Ribeiro Jr., autor do livro “A privataria tucana”, não escondeu a sua bronca contra os barões da mídia. No ano passado, em plena guerra eleitoral, ele foi alvo do linchamento da velha imprensa, que o acusou de quebra de sigilo fiscal e de fabricar dossiês contra os chefões do PSDB. Agora, eufórico, ele dá o troco!

Logo na primeira resposta às dezenas de perguntas feitas em mais de duas horas de conversa ao vivo (via tuitcam), ele criticou os privatas da mídia, que bancaram as privatizações no reinado de FHC e esconderam os seus crimes – lavagem de dinheiro, paraísos fiscais, enriquecimento de pessoas ligadas a José Serra e outras tramóias, “no maior assalto ao patrimônio público brasileiro”.

Continue lendo >>

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Marco Maia instalará a CPI da Privataria, proposta por Protógenes


O deputado federal Delegado Protógenes (PCdoB-SP) desembarcou em Brasília já recolhendo as assinaturas para instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que tem o objetivo de investigar o processo de privatizações realizado durante o governo Fernando Henrique. A motivação veio da publicação do livro Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Junior, que o deputado classificou como um “importante documento”. 

Segundo o deputado, em conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), durante o almoço desta terça-feira (13), ele recebeu a garantia que se recolhida as assinaturas com o quórum necessário (171 assinaturas), a presidência vai instalar imediatamente a CPI da Privataria. “Isto nos dá uma responsabilidade muito grande, pois é um compromisso com o Brasil colocar essa verdade a tona”. 

Continue lendo >>

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Um sucesso de vendas cercado por um muro de silêncio


Maria Inês Nassif*

O livro "A Privataria Tucana", de Amaury Ribeiro Jr., foi lançado há quatro dias e já é um fenômeno de vendas cercado por um muro de silêncio. Produto de doze anos de trabalho - e, sem dúvida, a mais completa investigação jornalística feita sobre o submundo da política neste século -, o livro consegue mapear o esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que teria sido montado em torno do tucano José Serra. De quebra, coloca o PT em duas saias justas. Ao atirar para os dois lados, o livro-bomba do jornalista acabou conseguindo a façanha de ser ignorado pela mídia tradicional, pelo PT e pelo PSDB.

O livro "A Privataria Tucana", de Amaury Ribeiro Jr., foi lançado há quatro dias e já é um fenômeno de vendas cercado por um muro de silêncio. Produto de doze anos de trabalho - e, sem dúvida, a mais completa investigação jornalística feita sobre o submundo da política neste século -, o livro consegue mapear o esquema de corrupção e lavagem de dinheiro montado em torno do político tucano José Serra - ex-deputado, ex-senador, ex-ministro, ex-governador, ex-prefeito e candidato duas vezes derrotado à Presidência da República. De quebra, coloca o PT em duas saias justas.

Continue lendo >>

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Protógenes quer CPI da Privataria



Do amigo navegante Estanislau:  

Enviado em 12/12/2011

PHA, se o Congresso, de uma forma geral, vai fazer silêncio, não duvido.

Mas tem um congressista, em particular, que não concordou muito com a idéia. Senão, vejamos:

Requerimento de abertura da CPI da Privataria

Continue lendo >>

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Comunistas definem atuação do PCdoB na frente sindical em 2012


Secretários estaduais, coordenadores de frações sindicais nacionais e dirigentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) de 12 estados brasileiros se reuniram nesta segunda-feira (12), em São Paulo, para debater as linhas de ação que devem orientar a frente sindical do PCdoB em 2012.

A reunião também serviu como uma espécie de coroamento das atividades realizadas este ano, entre elas o 4º Encontro Nacional Sindical, que aconteceu em Salvador (BA) e contou com a participação de 250 delegados. O 2º Encontro Nacional de Secretários Sindicais Estaduais fez uma atualização da conjuntura política e definiu a atuação do Partido no sindicalismo nacional e internacional.

Continue lendo >>

domingo, 11 de dezembro de 2011

A mídia golpista e o sindicalismo classista


Augusto Petta*

Quando cursei Ciências Sociais, no final da década de 60, várias frases de Marx me chamavam a atenção. Uma delas é a seguinte: “As idéias dominantes de uma época são as idéias das classes dominantes”. Seja em regimes ditatoriais ou democráticos, no sistema capitalista, as idéias burguesas têm hegemonia. Isto não quer dizer que as idéias do proletariado ficam totalmente massacradas e sem possibilidade alguma de manifestação. O que ocorre é que há uma luta ideológica e quanto mais a classe trabalhadora conquista espaço no terreno das idéias que expressam seus interesses , maiores as possibilidades de conquistar seu objetivo estratégico, o socialismo.

Por relações de parentesco e por acompanhar com interesse os fatos políticos mais relevantes que ocorrem em nosso país, acompanhei de perto o massacre midiático que atingiu brutalmente o ex-Ministro Orlando Silva. A mídia golpista, a serviço de interesses econômicos e políticos das forças dominantes, buscou atingir a reputação de uma liderança jovem que se firma cada vez mais no cenário político nacional. E depois de mentir, o policial que a mídia acolheu sem provas, declarou que realmente não tinha provas!

Continue lendo >>

sábado, 10 de dezembro de 2011

Terceirização é ferramenta de acumulação de lucros


Assis Melo*

A terceirização existe há muito tempo, mas sua utilização maciça pelas empresas brasileiras e seus efeitos danosos às relações de trabalho no País fizeram-se sentir a partir da década de 1990, com a onda neoliberal. Desde então, temos visto que as empresas recorrem à terceirização não apenas em busca do aumento da produtividade. Lamentavelmente, essa forma de administração é utilizada como uma poderosa ferramenta de redução de custos e de acumulação indiscriminada de lucros.

Em busca desse objetivo, são desconsiderados e sacrificados os direitos dos trabalhadores, num processo de precarização que vai na contramão de todos os documentos internacionais aos quais o País se obrigou. Devemos lembrar que o Brasil é signatário de termos de compromisso junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o objetivo de promover o trabalho decente. Além disso, está em curso a I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (CNETD), realizada de forma tripartite e coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cujo desfecho está previsto para maio de 2012.

Continue lendo >>

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Centrais sindicais em defesa do SUS


A CTB, CUT, CGTB, Força Sindical, NCST, UGT reiteram defesa intransigência do Sistema Único de Saúde na 14ª Conferencia Nacional de Saúde.

A defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS), de caráter universal, integral, equânime e com a participação e controle da sociedade, mais do que um sonho é uma bandeira permanente de luta de todos aqueles que desejam uma sociedade mais justa e democrática.

Continue lendo >>

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Privatização da saúde no Paraná: Confira os votos dos deputados


Tome nota e guarde na memória o posicionamento de cada deputado estadual durante a sessão que aprovou o PL 915 – que terceiriza serviços públicos nas áreas da saúde e cultura para as chamadas Organizações Sociais. Sem um debate maior no parlamento e com a sociedade, a maioria governista aprovou o projeto de caráter privatizante.

Continue lendo >>

Expresso: Fonte de Veja atrás das grades, de novo


O policial militar João Dias voltou a ser preso nesta terça, após invadir o Palácio Buriti, sede do governo do DF, e agredir duas servidoras. Dias é a fonte do panfleto Veja no caso das denúncias contra o ex-ministro dos esportes Orlando Silva. As denúncias até agora não foram provadas e o caso sumiu da mídia após a saída de Orlando do ministério.

Continue lendo >>

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Assembleia do PR ocupada contra a privatização da saúde


Assembleia Legislativa do Paraná está ocupada desde as 16h45 por estudantes e sindicalistas. Eles protestam contra a votação de um projeto que terceiriza serviços de saúde e cria as Organizações Sociais (OSs).

A sessão foi suspensa pelo presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB), três vezes antes da ocupação. Às 17h, o tucano estipulou duas horas para recomeçar os trabalhos. No entanto, às 19 horas, o reinício foi prorrogado por mais duas horas porque, segundo os manifestantes, Rossoni quer vencê-los pelo cansaço.

Continue lendo >>

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CUT na contramão no debate sobre fim da contribuição sindical


As centrais sindicais e as confederações patronais criticaram a proposta de criação de uma contribuição negocial para substituir o chamado imposto sindical. No debate sobre o assunto promovido pela Comissão de Trabalho da Câmara, nesta terça-feira (29), apenas a Central Única dos Trabalhadores (CUT) defendeu a proposta do deputado do DEM, Augusto Coutinho (PE). 

O representante da CTB, Joilson Cardoso, defendeu o sistema organizativo brasileiro como um dos melhores do mundo, destacando que não deve a nenhum país do mundo. “Os modelos outros de sindicalismo estão amargando crises”.

Continue lendo >>

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Congresso da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe elege nova diretoria


O 12o Congresso da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, realizado no último final de semana, dias 26 e 27, em Salvador, aprovou alterações no estatuto e elegeu a nova diretoria da entidade para o triênio 2012/2015. Foram reeleitos como presidente, Emanoel Souza, e como vice, Eduardo Navarro. No congresso, os bancários discutiram também temas de interesse da categoria, como a crise econômica mundial, a regulamentação do Sistema Financeiro e as perspectivas do sindicalismo no Brasil.

Na solenidade de abertura do Congresso, no sábado (26), estiveram presentes a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) e representantes de outras entidades sindicais, como Rumiko Tanaka (Contec), Miguel Pereira (Contraf) e Edival Góes, presidente da CTB-SE. Participaram do Congresso, 102 delegados (81 homens e 21 mulheres), 13 observadores e 11 convidados.

Continue lendo >>

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CTB defende unicidade para fortalecer sindicatos


A CTB participou nesta terça-feira (29) de uma audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal para discutir a possível extinção do chamado imposto sindical. 

Estiveram presentes no debate, as centrais sindicais, confederações e representantes do patronato, além de parlamentares, como o dirigente da CTB e deputado Assis Melo, que defendeu de forma contundente a unicidade sindical como forma de fortalecer os sindicatos.

Representantes das confederações e das centrais, com exceção da CUT, foram unanimes ao defender a manutenção do imposto e da unicidade sindical, como forma de fortalecer sindicatos e garantir avanços para a classe trabalhadora. 

Continue lendo >>

terça-feira, 29 de novembro de 2011

PCdoB entra com ação contra editoras Abril e Globo


O PCdoB entrou hoje (29), no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, com ações penal e indenizatórias contra as editoras Abril e Globo, por conta de publicações ofensivas nas revistas Veja e Época. A primeira por ter deflagrado uma campanha ofensiva orquestrada pela grande mídia contra um membro do partido e a própria legenda. Já a segunda, pela gratuidade do ataque e por ser de tão baixo calão.

O senador Inácio Arruda, líder do partido no Senado, o deputado Osmar Junior, líder na Câmara, e o presidente da sigla, Renato Rabelo, protocolaram as ações que tramitarão na 17ª e 3ª Vara da Justiça. “Já tínhamos, no decorrer desse enfrentamento, o compromisso de que iríamos lutar em todas as frentes, inclusive a judicial, sobretudo procurando construir ações contra dois órgãos de imprensa que nos atacaram de forma mais agressiva”, declarou o presidente do PCdoB, Renato Rabelo.

Continue lendo >>

domingo, 27 de novembro de 2011

Neonazistas atacam militante do PCdoB em Curitiba


Um militante do PCdoB foi atacado na madrugada deste domingo (27) por um grupo de neonazistas na Rua XV de Novembro, centro de Curitiba, armados com facas e canivetes. Segundo Toninho, que pediu para ser identificado apenas pelo primeiro nome, os skinheads tentaram matá-lo porque ele estava usando uma camiseta do partido.

“Eu havia saído da conferência estadual do PCdoB que ocorreu no Hotel Paraná Suíte. Primeiro eles começaram a me agredir verbalmente dizendo que ‘aqui é nacional-socialismo’ e que Marx já era. Achei que era apenas um grupo de bêbados, mas eles começaram a correr atrás de mim armados com facas e canivetes”, disse.

Continue lendo >>

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Estadão ataca "greve" dos petroleiros


Altamiro Borges*

Os trabalhadores da Petrobras decidem hoje (22) se deflagram uma greve nacional. A categoria reivindica 10% de aumento real e melhorias nas condições de trabalho. A empresa, antes intransigente, avançou na proposta de reajuste – que passou de 1% para até 3,25%. Mas, segundo João Antônio de Moraes, presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), ela ainda é insuficiente.

Além da reposição das perdas inflacionárias e do aumento real de salário, a categoria tem reivindica maior segurança no trabalho. Segundo a FUP, o número de mortes por acidente de trabalho subiu de 10, no ano passado, para 16 neste ano. Os problemas de segurança inclusive têm afetado a produção, com o fechamento temporário de várias plataformas nos últimos anos.

Continue lendo >>

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Escândalo Chevron: mentiras, multas irrisórias, politização e pré-sal


André Barrocal e Najla Passos

Petroleira norte-americana responsável por desastre ambiental escondeu das autoridades informação sobre fim de vazamento e tentou iludi-las com vídeo editado. Multas iniciais e pedido de indenização chegam no máximo a R$ 250 mi, quase nada para quem fatura US$ 200 bi. Para PSDB, governo demorou a agir. Partido não se indignou com 'mentiras', como fez com ministro, nem pediu CPI da Chevron, suspeita de buscar pré-sal alheio, como fez com Petrobras.

“É política do grupo preservar a segurança, a saúde das pessoas e o meio ambiente, bem como conduzir operações confiáveis e eficientes.” O grupo em questão, acredite, é o norte-americano Chevron, protagonista de um dos maiores desastres ambientais da história brasileira. Graças a operações nada confiáveis e eficientes com petróleo no Rio, a empresa é hoje alvo da Polícia Federal (PF) e da cobrança de indenização e de multas milionárias. 

Continue lendo >>

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Democracia brasileira está seriamente ameaçada

Messias Pontes *

Sem nenhum pudor e na mais absoluta falta de criatividade os neo-udenistas usam as mesmas armas e os mesmos métodos para atingir fortemente a democracia, conquistada duramente pelos democratas e patriotas deste País na luta contra a ditadura implantada no Brasil em 1º de abril de 1964 pelos militares golpistas a serviço das oligarquias tupiniquins e do imperialismo norte-americano.

Os ares que se respira hoje são praticamente os mesmos de 1948 com a cassação do mandato da bancada comunista no Congresso Nacional; muito parecido com os de 1954 que levaram Getúlio Vargas ao suicídio; e igualzinho ao de 1964 com violentos ataques da velha mídia conservadora, venal e golpista contra o governo democraticamente eleito, que levou à deposição do presidente João Goulart que tinha a aprovação de mais de 60% da população. Agora, até “manifestações” contra a corrupção estão sendo realizadas, lembrando de longe as marchas da tristemente célebre TFP – tradição, família e propriedade.

Continue lendo >>

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lançado o Fórum Nacional de Combate à Terceirização


A CTB esteve presente, nesta quinta-feira (17), em Brasília, ao ato de lançamento do Fórum Nacional de Combate à Terceirização, organismo que reúne diferentes setores da sociedade comprometidos na luta contra a precarização do trabalho no país.

Joílson Cardoso, secretário de Políticas Institucionais, representou a CTB no evento, que também teve a participação da CUT – as duas centrais têm liderado no Congresso as articulações para a regulamentação da terceirização. “Para a CTB, esse Fórum amplia a temática da terceirização para além do contexto das centrais. É importante envolver vários atores – da academia, do Judiciário, movimentos sociais e parlamentares –, pois essa matéria não se restringe apenas ao foco dos direitos dos trabalhadores. Ela mexe com o centro do ordenamento jurídico do mundo trabalhista brasileiro”, afirmou o dirigente.

Continue lendo >>

O piso salarial dos professores, uma lei não respeitada


Editorial do Vermelho

Este ano os professores brasileiros comemoram trinta anos do início da luta pelo piso nacional do magistério, em 1981. O resultado, demorado, foi a Lei 11738, de 16 de julho de 2008 (que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009). Devia ser implantada até 2010, mas ainda não virou realidade na maior parte dos estados brasileiros.

A lei determina que o salário mínimo mensal dos professores da rede pública deve ser de R$ 1.187,00 (atualizados anualmente) para uma jornada semanal de 40 horas, sendo que um terço dela deve ser cumprida em tarefas pedagógicas fora da sala de aula.

Continue lendo >>

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

FHC adere à “marcha contra corrupção”?

Altamiro Borges*

O golpista Carlos Lacerda que se cuide! FHC que lhe roubar o título de maior falso moralista da história do Brasil. Nos últimos dias, em artigos e discursos, ele encarnou a figura do udenista e desembestou a falar em “ética”. Se bobear, vai propor que a “marcha contra a corrupção” vire uma ONG, no modelito neoliberal, e que ele, sempre tão modesto, seja eleito seu presidente de honra.

Ontem, num seminário da Cato Institute, nos EUA – só podia ser neste país “sofisticado”, como dizem as socialites paulistas –, FHC voltou a afirmar que a corrupção é o maior problema do Brasil. Malandro, novamente tentou jogar na divisão entre Lula e Dilma, afirmando que a presidenta recebeu uma “herança maldita” do governo anterior. FHC ainda vai cortar os pulsos de inveja do Lula!

Continue lendo >>

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

7 de Novembro, aniversário da Revolução Socialista

José Reinaldo Carvalho*

Há 94 anos, triunfava a Grande Revolução Socialista na velha Rússia dos Czares, sob a direção do Partido Bolchevique de Lênin. Foi o mais importante acontecimento da história da humanidade. Pela primeira vez o proletariado, unido às demais camadas populares, principalmente o campesinato, tomou o poder político e iniciou a construção do poder dos trabalhadores e da sociedade socialista.

A Revolução russa de 1917 confirmou a tese de Marx e Engels, baseada na análise científica da sociedade e da história, de que o capitalismo não é eterno. Sob o influxo de contradições antagônicas, num dado momento a evolução econômica e política da sociedade apresenta inevitavelmente questões agudas e têm lugar situações revolucionárias, as quais, num quadro de amadurecimento das condições subjetivas, resultam na vitória da revolução.

Continue lendo >>

Expresso: A bola da vez é Lupi


Conforme as apostas que circulavam no meio político, a bola da vez do denuncismo conservador é mesmo o ministro do trabalho Carlos Lupi (PDT). Mais uma vez o mesmo roteiro, aparece uma denúncia, no final de semana, no panfleto direitista Veja, que é em seguida reproduzida e aumentada pelos seus congêneres, Folha, Estadão, Globo e etc. Não é preciso provar nada, basta denunciar e pressionar. 

Continue lendo >>

20ª Conferencia do PCdoB no Ceará elege novo Comitê Estadual


Um partido político organizado a partir das bases, coeso e socialmente organizado, imerso nas lutas sociais e influente no debate político contemporâneo. Um Partido atuante em um país e em um estado que deram um grande salto de qualidades social e econômica nos últimos anos. As eleições para o Comitê Estadual do PCdoB cearense mostraram que as discussões diárias do partido se fortalecem a cada biênio.

São lutas caracterizadas contra as contradições da civilização capitalista - excludente e tirana em sua essência - e na direção de uma sociedade de inclusão social e de igualdade de direitos. Um partido que segue no rumo certo, com o crescimento político ascendente baseado em um projeto político de nação rumo a uma civilização socialista no século 21. Um Partido que em breve alcançara o número de 6 mil sujeitos políticos com o papel de transformar a sociedade cearense e a nação brasileira.

Continue lendo >>

sábado, 5 de novembro de 2011

Resoluções do Encontro Mundial de Blogueiros

O primeiro Encontro Mundial de Blogueiros, em Foz do Iguaçu,  entre quinta-feira (27) e sábado (29), reuniu 468 participantes, envolvendo 650 pessoas no total. Entre os palestrantes, personalidades da blogosfera e redes sociais como Ignacio Ramonet, criador do Le Monde Diplomatique, Kristinn Hrafnsson , porta-voz do Wikileaks, e o jornalista Luis Nassif. Ao final,  foi aprovada, com unanimidade, uma carta para registrar os encaminhamentos do encontro, que o Vermelho reproduz a seguir.

Carta de Foz do Iguaçu

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil), nos dias 27, 28 e 29 de outubro, confirmou a força crescente das chamadas novas mídias, com seus sítios, blogs e redes sociais. Com a presença de 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 23 países e 17 estados brasileiros, o evento serviu como uma rica troca de experiências e evidenciou que as novas mídias podem ser um instrumento essencial para o fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia.

Continue lendo >>

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Viver entre os 1%

Michael Moore

Amigos,

Há 22 anos, que se completam nesta terça-feira, estava com um grupo de operários, estudantes e desempregados no centro da cidade onde nasci, Flint, Michigan, para anunciar que o estúdio Warner Bros, de Hollywood, comprara os direitos de distribuição do meu primeiro filme, “Roger & Me”. Um jornalista perguntou: “Por quanto vendeu?”

“Três milhões de dólares” – respondi com orgulho. Houve um grito de admiração, do pessoal dos sindicatos que me cercava. Nunca acontecera, nunca, que alguém da classe trabalhadora de Flint (ou de lugar algum) tivesse recebido tanto dinheiro, a menos que um dos nossos roubasse um banco ou, por sorte, ganhasse o grande prêmio da loteria de Michigan. 

Continue lendo >>

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Três anos sem justiça para a menina Rachel

Nota do Comitê Municipal do PCdoB de Curitiba-PR

Há exatos três anos aconteceu o bárbaro crime que vitimou a menina Raquel Maria Lobo Oliveira Genofre, então com 9 anos. Fato que teve grande repercussão e sensibilizou a sociedade e marcou uma família e toda uma comunidade com o acontecido.

A família da vitima são camaradas e filiados ao nosso partido. O PCdoB já naquela época manifestou seu apoio aos familiares bem como pediu celeridade as autoridades competentes, pois como combatentes de uma cultura da paz não podemos compactuar com tais atos.

Continue lendo >>

Dilma empossa Aldo no Ministério do Esporte: reinício do jogo

A presidente da República fez elogios ao ministro que sai, ao que entra e ao PCdoB, partido de ambos. Ela iniciou sua fala destacando que não estava nos planos do governo promover essa mudança, mas que quando conduzida a situações inesperadas, enfrenta, “com tristeza, mas sempre com coragem e determinação”. 

“Foi o que fizemos nesse caso, sem abrir mão de construir o caminho que escolhemos”. E citou versos do cantor Martinho da Vila, filiado ao PCdoB, que, segundo ela, se ajusta a esse momento: “Deixo o mundo me rumar para onde eu quero ir”, destacando que “movidos por nossos princípios e nossas crenças e não para onde querem nos levar”.

Ela disse ainda que “as pessoas podem nos deixar, mas as políticas e linhas de ação terão que ser preservadas”. E, com o novo ministro Aldo Rebelo e o PCdoB, quer ver a continuidade do “trabalho excepcional” de Orlando Silva.

Continue lendo >>

Caso da menina Rachel completa três anos sem pistas sobre o assassino


Rachel, sempre em nossas

memórias e nossos corações
No dia 03 de novembro a família faz missa para rememorar a data; no dia 07, Assembleia Legislativa do Paraná fará pronunciamento sobre o caso 

Nesta quinta-feira (03), o assassinato brutal da menina Rachel Maria Lobo Oliveira Genofre, de 9 anos, completa três anos. Em 2008, o corpo dela foi encontrado dentro de uma mala, na rodoviária de Curitiba. Segundo a polícia, havia sinais de estrangulamento e violência sexual. 

Segundo a tia de Rachel, Maria Carolina Lobo Oliveira, durante esses anos a investigação foi incansável. As denúncias foram apuradas, os indícios averiguados, no entanto, afirma que o problema não está na investigação, mas na negligência quando da descoberta do corpo. “A questão central é a perda de todas as pistas do crime. O saco em que o corpo estava envolto foi jogado no lixo, a mala passou de mão em mão. Foram tantos os erros cometidos que não dá para considerar incompetência e sim negligência dos policiais envolvidos, isso dificulta – e muito – na busca de uma solução. Conquistamos um investigador exclusivo para o caso. O começo foi muito errado”, relembra Carol.

Continue lendo >>

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Lula: chances de cura são boas, e ele deve voltar à vida normal logo


O câncer na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi descoberto em estágio relativamente inicial, está circunscrito à região (não se alastrou), é do tipo mais comum, tem agressividade média e tamanho intermediário. Por causa destas características, as chances de cura são boas e as de cirurgia, remotas. 

A tendência é que Lula supere a doença com pouca ou nenhuma sequela e volte a levar uma vida normal em breve, talvez a partir de fevereiro, quando o tratamento terminar. 

Continue lendo >>

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CTB e CUT apresentam mudanças no projeto de terceirização


Na reunião marcada para o próximo dia 8, a CTB e a CUT vão apresentar propostas alternativas aos cinco itens que consideram retrocesso para os trabalhadores nos projetos de terceirização que tramitam na Câmara. A negociação foi aberta depois que CUT e CTB se posicionaram contra o relatório feito pelo deputado Roberto Santiago (PV-SP), que, para as duas centrais, amplia a terceirização e precariza o trabalho no Brasil. 

A ação das duas centrais impediu a votação do relatório que estava marcado para o último dia 19. Na quarta-feira (26), aconteceu a primeira rodada de negociação com os deputados Roberto Santiago e Sandro Mabel (PMDB-GO), presidente da Comissão Especial do Trabalho, criada na Câmara dos Deputados para debater e elaborar estudos a respeito dos projetos sobre a terceirização.

Na reunião, o presidente da CTB, Wagner Gomes, e da CUT, Artur Henrique, argumentaram que o relatório de Santiago cria a figura de empresa especializada, enterrando o conceito de atividade-fim (onde hoje é proibida a terceirização) e atividade-meio. Eles afirmam ainda que embora digam que o objetivo não é precarizar o trabalho nem reduzir custos, em item nenhum da proposta está escrito que os trabalhadores terceirizados terão os mesmos direitos.

Continue lendo >>

sábado, 29 de outubro de 2011

Quem está acima do bem e do mal?


Walter Sorrentino*

Foram certeiras as palavras do ex-presidente Federal da OAB, César Brito, ao declarar: “Tenho no PCdoB uma referência de coerência na construção de um Brasil justo, igual e solidário. Aliás, não se pode escrever a história do Brasil sem anotar, nas suas páginas mais dolorosas e simultaneamente mais corajosas, a ação destemida do PCdoB em defesa do Estado Democrático de Direito. A História do PCdoB foi construída com o sangue da resistência, o suor da ousadia e as lágrimas da emoção de quem escreveu as melhores páginas de seu tempo. Registro, assim, o meu nome no manifesto em solidariedade ao PCdoB”.

Ele é um em centenas de nomes como Aloísio Teixeira – Prof. Doutor e ex-reitor UFRJ; Dermeval Saviani – Pesquisador emérito do CNPq; professor emérito Unicamp; Marcio Pochmann – Prof. Doutor, Livre Docente Economia Unicamp; Francisco Carlos Teixeira – Cientista Político, Prof. Doutor UFRJ; Carlos A. Barbosa de Oliveira –Prof. Doutor Economia Unicamp; Marly Vianna – Profa. aposentada UFSCAR e Faculdade Universo RJ; Frederico Mazzucchelli – Prof. Doutor Economia Unicamp; João Sicsú – Economista, professor UFRJ; Armen Mamigonian – Prof. Livre Docente FFLCH-USP; Heloisa Fernandes – Socióloga, Profa. Doutora USP; João Quartim de Moraes – Prof. Doutor Filosofia Unicamp; Luiz Gonzaga Belluzzo – Prof. Doutor Economia Unicamp; Olival Freire Jr. – Pós-Doutor em Física, historiador da ciência USP e UFBA; Luis Fernandes – Prof. Doutor Relações Internacionais PUC-Rio e UFRJ entre centenas de outros.

Continue lendo >>

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

"Época" de macarthismo


Adalberto Monteiro*

A revista Época, de 24 de outubro, estampa na capa um insulto infame ao Partido Comunista do Brasil, vinculando-o à prática de corrupção. Ante o estardalhaço da capa, a expectativa é de que em suas páginas houvesse fatos, provas que atestassem a demolidora acusação. Mas, quando a folheamos o que se lê é uma matéria oca, tão falsa quanto artificial. Época é reveladora da histeria macarthista presente na verdadeira “caçada” que o monopólio midiático e os reacionários empreendem contra o PCdoB desde o último 15 de outubro.

Na história brasileira toda vez que a direita recorreu ao anticomunismo, além de procurar “aniquilar” o Partido Comunista em virtude do seu crescimento ou de sua resistência à tirania, sempre usou esse ataque como estratagema para golpear governos democráticos e a própria democracia.

Continue lendo >>

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Orlando Silva: saio do Ministério para defender minha honra


Orlando Silva concede entrevista coletiva, ao lado de Renato Rabelo, presidente do PCdoB, sobre sua saída do Ministério dos Esportes. Orlando, com o PCdoB, resistiu bravamente durante quase duas semanas de bombardeio sistemático da imprensa golpista. Orlando e o PCdoB mostraram ao Brasil que quem não deve não teme. Enfrentou e continuará enfrentando, de cabeça erguida, todos os ataques dos conservadores.

Continue lendo >>

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

De cabeça erguida, o PCdoB segue na luta

Renato Rabelo*

Nota do presidente nacional do Partido Comunista do Brasil, Renato Rabelo

Dando seguimento à escalada de tentativas de desestabilização do governo da presidenta Dilma Rousseff, desde o último dia 15 o campo político reacionário do país, e veículos do monopólio de comunicação, desencadearam uma criminosa campanha difamatória contra o ministro Orlando Silva e o Partido Comunista do Brasil.

O PCdoB, neste momento, vem reafirmar a convicção na inocência e integridade de Orlando Silva no exercício da titularidade do Ministério do Esporte. Esta convicção é baseada na ausência absoluta de provas, na fonte desqualificada que o acusa, e na sinceridade e na segurança com que ele sustenta que não há fatos que o incriminem.

Continue lendo >>

A luta continua

Paulo Vinícius*

Não me desespero, nem mesmo triste me permito ficar. Diante da ofensiva da direita e de seu poder, do oportunismo suicida da "ultra-esquerda" e da tibieza e dificuldades de nosso campo, o que fica é um imenso orgulho de como temos enfrentado essa situação tão desfavorável, e o exemplo que damos aos lutadores que saberão ver a diferença de um partido verdadeiro e revolucionário. 

Afinal, na vida, na política, sói às vezes enfrentarmos batalhas assim, imensamente desfavoráveis. Penso no Araguaia. Penso no Diário de Maurício Grabois. Penso em Zumbi ante a iminência da derrota de Palmares. Penso em João Amazonas a observar a dissolução da URSS. Lembro até do meu pai, doente, sabedor muito antes de nós de que partiria.

Continue lendo >>

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PM diz não ter provas que incriminem Orlando Silva


João Dias, o "homem-bomba"
de Veja acusa, mas não prova
O policial militar João Dias Ferreira disse hoje (24) que não possui nenhuma prova do envolvimento do ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), e de seu antecessor, Agnelo Queiroz (PT), no suposto esquema de desvios de recursos públicos do ministro. João Dias afirmou categoricamente que não gravou diálogos de Orlando Silva e que não há nada que o incrimine. "Em nenhuma delas [das gravações] tem a voz do ministro".

As declarações foram dadas quando o policial militar prestou novo depoimento e entregou à Polícia Federal (PF) um aparelho de telefone celular contendo 13 gravações de conversas dele com membros do Ministério do Esporte. Segundo ele, nos diálogos seria possível identificar a intenção de fraudar prestações de contas dos convênios que firmou com a pasta.

Continue lendo >>

sábado, 22 de outubro de 2011

Para CTB, queda dos juros ainda é insuficiente

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, colegiado formado pelos diretores e presidente da autoridade monetária, em reunião nesta quarta-feira, 19/10, anunciou uma nova redução na taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) em 0,5 ponto percentual, caindo de 12% para 11,5% ao ano

A redução na taxa de juros foi uníssono na reunião que aconteceu nesta terça-feira, 18/10, no lançamento do movimento “Por um Brasil com juros baixos: mais empregos e maior produção”, quando empresários, economistas e sindicalistas se reuniram em São Paulo para assinar um documento a favor da redução da taxa básica de juros.

Continue lendo >>

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CTB e CUT barram proposta retrógrada sobre terceirização


Joilson Cardoso, da CTB

e Arthur Henrique, da CUT
A CTB e a CUT obtiveram uma grande vitória nesta quarta-feira (19), ao conseguirem barrar, na Câmara Federal, a votação do parecer do deputado Roberto Santiago, a respeito da contratação de mão de obra terceirizada no país. Para as duas centrais, trata-se de um projeto de lei que beneficia apenas o empresariado, em detrimento da classe trabalhadora.

Em nota divulgada na noite desta terça-feira (18), as duas centrais expuseram sua posição contrária ao Projeto Substitutivo 4330/04, de regulamentação do trabalho terceirizado, apresentado em Comissão Especial sobre o tema pelos deputados Roberto Santiago e Sandro Mabel, pelo fato de essa proposta “não priorizar a defesa e ampliação dos direitos dos trabalhadores e aumentar a precarização do trabalho”.

Continue lendo >>

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PCdoB na TV: O partido que mais cresce


Continue lendo >>

A privatização do BANESTADO - 11 anos depois

Marisa Stedile*

Eu deveria escrever sobre o fim da greve dos bancários mas fiz um compromisso comigo mesma de não deixar que a história de luta de milhares de trabalhadores do BANESTADO caísse no esquecimento. Há exatos 11 anos atrás mais de 8 mil trabalhadores do BANESTADO também encerraram uma greve. Só que não era uma greve por salários ou participação nos lucros. Era uma greve pela sua história, pelo emprego, pelo patrimônio público.

Por isso, mais uma vez, escrevo sobre esse assunto neste dia 17 de outubro que completa 11 anos de sua privatização. Alguns deputados que votaram pela privatização hoje já “não se lembram mais”... Cabe a nós, direção sindical, fazer com que a sociedade se lembre deles como entreguistas do patrimônio público. 

Continue lendo >>

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A onda de greves no Brasil


Reportagem da TV Vermelho sobre as recentes greves no Brasil.

Fonte: TV Vermelho

Continue lendo >>

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Continua a greve no Banco do Nordeste


Por considerar a proposta apresentada na negociação desta segunda-feira (17/10) fraca, rebaixada e sem avanços significativos, os bancários do Banco do Nordeste da base do Sindicato da Bahia decidiram continuar com a greve durante assembleia. 

A lista de pendências da instituição financeira é grande e pelo jeito sem previsão para serem solucionadas. Entre elas, isonomia, PCR (Plano de Cargos e Remuneração) digno, dignidade previdenciária, reposição das perdas salariais, fim das terceirizações abusivas e convocação dos concursados, entre outras.

Continue lendo >>

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Greve dos bancários termina depois de 21 dias


Após 21 dias de greve a grande maioria das assembleias de bancários por todo o Brasil, realizadas nessa segunda (17/10), aprovou as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), com reajuste de 9%, entre outras questões, bem como as propostas aditivas apresentadas pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. A greve ainda continua ainda no Banco do Nordeste do Brasil, cuja proposta não atende às reivindicações principais dos empregados; e no Banrisul, que se nega a oferecer algo para solucionar  as demandas dos bancários.

Continue lendo >>

domingo, 16 de outubro de 2011

Mafalda: viva e única


Estátua de Mafalda, em Buenos Aires, Argentina, é uma das atrações turísticas da cidade. A menina continua tão atual quanto na época que foi criada, em 1964, uma vez que persistem os mesmos hábitos e acontecimentos sociais, que inspiravam comentários da personagem. Quino, seu criador, afirmou, ao  perguntarem a ele se não pensava em ressuscitá-la. "E ressuscitá-la significaria que está morta, quando ninguém dúvida que está bem viva, felizmente".

Quase meio século após sua estreia, a personagem dos quadrinhos argentinos Mafalda constata hoje que o passar dos anos está muito longe de significar o fim das preocupações e, menos ainda, a solução para problemas urgentes.

Continue lendo >>

PCdoB rechaça calúnia de Veja e apoia ministro Orlando


Na edição que circula desde este sábado, dia 15, a revista Veja, sem apresentar provas, acusa o PCdoB de ter montado “uma estrutura dentro do Ministério do Esporte para desviar dinheiro público”. Diz que o ministro do Esporte Orlando Silva seria o “chefe” da suposta operação. Em entrevista a jornalistas da TV Brasil e Rede Brasil, em São Paulo, o presidente do PCdoB Renato Rabelo, no final da tarde de hoje, dia 15, rechaçou acusações contra o PCdoB e defendeu Orlando Silva.

Com uma orientação marcadamente de direita, a publicação da família Civita acostumou-se a veicular de modo sensacionalista factóides e denúncias falsas com o propósito de desmoralizar lideranças progressistas. Recentemente, o ex-ministro José Dirceu foi vítima de uma trama do gênero.

O presidente do PCdoB destaca que a resposta de Orlando Silva à Veja “foi segura e esclarecedora”. Leia abaixo mais detalhes da entrevista concedida por Renato Rabelo:

Continue lendo >>

O Ministério do Esporte e a máfia do jornalismo do rio Tietê da ‘Veja’

Osvaldo Bertolino*

Quem conhece minimamente a cidade de São Paulo sabe que o rio Tietê é quase sólido, tal a densidade de dejetos que correm nele. Ao seu lado funciona a Editora Abril, que edita a revista Veja. Comparando um e outra, fica difícil estabelecer qual dos dois é mais asqueroso. Um desses dejetos jornalístico está na edição que começa a circular hoje, com uma de suas clássicas “reporcagem ” acusando o ministro do Esporte, Orlando Silva, de “montar esquema de corrupção”.

A Veja, que já confessou ser dela o nefasto e putrefato programa de governo neoliberal, tenta, com esse jornalismo do rio Tietê, se cacifar como uma poderosa fábrica de "crises". A fórmula é: prognosticam-se o caos e, com isso, os "escândalos" conquistam as primeiras páginas. Jornais e dirigentes políticos direitistas acabam formando uma espécie de consórcio que se auto-alimenta e se manipula mutuamente na produção e na divulgação das calúnias.

Continue lendo >>
Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo