terça-feira, 29 de janeiro de 2008

BALA NA AGULHA DO INIMIGO

O líder do governo na Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), furou 3 praças de pedágio em viagem no último domingo de Cornélio Procópio a Curitiba.

A imprensa paranaense, venal e conservadora, oposição ao governo Requião até a medula, aproveitou o episódio para malhar o governo. 

Obviamente, Romanelli tentou encontrar uma forma de protestar contra os absurdos pedágios nas rodovias paranaenses, já que as concessionárias estão protegidas pelo judiciário, que impõe multas pesadíssimas a qualquer um que se manifestar contra esse assalto praticado diariamente nas estradas do Paraná.

No entanto, essa ação isolada do líder do governo colocou bala na agulha do inimigo. A oposição conservadora e seu partido, a imprensa, estão usando o episódio como querem. Ações individuais, mesmo bem intencionadas, apenas ajudam o inimigo, é necessário organização e amplitude para derrotar os que querem fazer o Paraná retrosceder.

Continue lendo >>

FETAEP CONTRA A MORDAÇA

Ademir Mueller, presidente da FETAEP (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná) e membro da coordenação paranaense da CTB, entregou carta de apoio da diretoria da Federação ao governador Roberto Requião, contra a decisão do desembargador Edgard Lippmann Jr, que impede Requião de manifestar suas opiniões na Paraná Educativa.

“A Paraná Educativa tem sido importante para toda a sociedade do Paraná e do Brasil pelos temas relevantes levados ao ar, bem como a permissão da participação da sociedade organizada na programação e debates realizados.” Diz a nota da FETAEP.

Leia a íntegra da nota da FETAEP contra a mordaça.

Continue lendo >>

REDUÇÃO DA JORNADA JÁ!

A campanha pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial será lançada, de forma unificada, pelas centrais sindicais no dia 11 de fevereiro em São Paulo.

A redução da jornada deverá gerar ao menos 2 milhões de empregos de mediato. Esse é um dos pontos que fazem dessa campanha a prioridade de quem tem compromisso com os que vivem do trabalho nesse ano.

No Paraná, em breve as centrais sindicais devem estabelecer as atividades da campanha, entre elas, a coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular.

Continue lendo >>

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

E AGORA DR. LIPPMANN?

Olha só o que o Marcelo do Blog Rumores Alvissareiros encontrou.

A notícia de que trato aqui foi publicada em 17 de julho de 2004 no Correio Braziliense (na íntegra, só para assinantes). Também pode ser encontrada, na íntegra, no clipping do site da Unafisco Sindical. A notícia trata de investigação da Polícia Federal que, durante a Operação Lince, gravou conversa do delegado da PF, Wilson Alfredo Perpétuo, com o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4), Edgar LIppmann. O nome do referido desembargador, que também foi candidato pelo PDT, à época comandado pelo ex-governador Jaime Lerner, tornou-se conhecido nas últimas semanas devido à sua decisão de censurar o governador do Paraná, Roberto Requião, e a Paraná Educativa.

Wilson Alfredo Perpétuo foi processado por contrabando de uísque e preso na operação Lince por roubo de carga, adulteração de combustíveis e fraudes fiscais. O delegado pediu uma ajudinha, como amigo, ao juiz que posa de paladino da moralidade acusando outros de usarem seus cargos em proveito próprio. Parece que a notas corporativistas e protecionistas da AJUFE e da OAB/PR começam a fazer sentido.

Mais uma vez, onde estão agora os tais defensores da liberdade de expressão?

A CBN (Globo) deu espaço, obviamente, para o desembargador se defender. Na nota publicada, Lippmann critica blogs (os que não são controlados pelo PIG – Partido da Imprensa Golpista) por não te-lo procurado para ouvi-lo. E ele procurou alguém além da Globo?

Reservo-me a reproduzir apenas a transcrição de trecho das conversas gravadas pela PF entre o delegado Wilson Alfredo Perpétuo e o desembargador Edgard Lippmann.

Wilson Alfredo Perpétuo - Eu tô te pedindo como amigo. Se você me ajuda nesse negócio aí. Porque p..., Lippmann, é um troço nojento.

Edgard Lippmann - O que é que vai ser julgado aí?

Perpétuo - É aquele negócio do uísque lá, negócio da troca lá do Carimã.

Lippmann - Eu sei.

Perpétuo - Você entendeu?

Lippmann - Me diga uma coisa... O que eu te falei. Vai haver uma mudança.

Perpétuo - Então, eu queria que esse julgamento fosse jogado para frente. O que você acha?

Lippmann - Isso aí, Perpétuo. Tinha que fazer. O Osmann é que é teu advogado?

Perpétuo - É.

Lippmann - Ele poderia fazer o seguinte... Dá um atestado aí...

Perpétuo - O quê?

Lippmann - Dá um atestado. Dizendo que ele não poder vir à sessão. Ele tem procuração nos autos, não tem?

Perpétuo - Tem.

Lippmann - O que acontece é o seguinte: a partir do segundo semestre... Hoje nós temos três sessões: a primeira que é tributária e crime. E, a partir deste segundo semestre, o tributário vai ficar só no tributário e o crime só crime. E os processos deles, tanto do Amir quando do Germano, quanto os criminais, vão ser redistribuídos.

E agora doutor?

Continue lendo >>

EU VOTO NO VERMELHO!


Está de volta o prêmio Ibest.

Para aqueles que não acham importante, basta lembrar que o prêmio é utilizado pelos premiados como propaganda, e dá retorno.

Especialmente para as páginas que tratam de política, nesse ano eleitoral, é importantíssimo mostrar que os golpistas conservadores não mandam na rede.

Reforço aqui o pedido para que todos votem nos candidatos de esquerda, em especial no VERMELHO.

Para votar no prêmio Ibest, clique aqui


Continue lendo >>

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

UMA GOTA DE SANGUE PELA PAZ

O CebraPAZ/PR convida todos os companheiros a um ato de soilidariedade, a doação de sangue. Compareça
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e de Luta pela Paz - CEBRAPAZ, convida a todos a participarem de um ato concreto de solidariedade aproveitando o início da campanha para a Mobilização Global do Fórum Social Mundial.
Só você pode decidir por esse gesto de doação. Trata-se da campanha - UMA GOTA DE SANGUE PELA PAZ, juntamente com a HEMEPAR.
Reflita na angústia que deve ser a espera da ação solidária de doadores!
Não derramamos sangue, doamos, para que ele possibilite mais qualidade de vida e justiça social.
Local: Hemepar - Travessa João Prosdócimo, 145. Alto da XV
Data: 25 de janeiro de 2008 (sexta-feira)
Horários: 7h30mim - 19h (segunda a sexta-feira) e das 8h - 18h (sábado)
Aguardamos todos os amigos e amigas.
CebraPAZ / Paraná

Continue lendo >>

RENAULT QUER TRABALHADORES NO CABRESTO

Reproduzo aqui carta do companheiro Robson Jamaica, operário da Renault, aquela que se diz "socialmente responsável", mas é mais conhecida pelos suicídios de seus empregados. A Renault quer calar a voz dos trabalhadores, quer a volta dos tempos da ditadura, parece até um certo desembargador. RENAULT DEMITE SINDICALISTAS Bom dia companheiros, Ao que tudo indica a Renault do Brasil se transformou numa terra sem leis, onde o capitalismo selvagem esta acima até mesmo da legislação. A empresa é quem não cumpre a lei e quem é penalisada é a delegação sindical, que no exercício legal de sua representação tenta fazer valer um decisão dos trabalhadores em assebléia em não fazer horas extras. Quem está errado? Quem não está cumprindo a lei? Não bastasse retroceder nas condições de trabalho, agora a Renault rasga a Declaração dos Direitos Sociais e Fundamentais, que ela mesmo prega aos quatro cantos do mundo e demite os quatro delegados sindicais que fizeram valer a voz do trabalhador. Como se não fosse o bastante também já comunicou ao sindicato de forma não oficial que quer a dissolução da represenação interna, ou seja, acabar com a organização sindical no local de trabalho. A delegação sindical esta acampada em porta de fábrica e não vamos sair até que e Renault reverta as demissões e aceite o retono dos sindicalistas para a fábrica sem retaliação de sua atuação sindical. Companheiros é hora da mobilização, de respondermos à altura a intrasigência da Renault, de nos unirmos para dizer não à repressão, à escravização e ao desrespeito à liberdade sindical. Temos que mostrar nesse momento a força das organizações sindicais que, independente de Central, Federação, Confederação ou Sindicato façamos parte, o direito de representação e de organização no local de trabalho deve ser mantido e respeitado. Companheiros sabemos que nossa batalha não será fácil, sabemos do potencial atômico que estamos enfrentando ao tentar fazer valer os direitos dos trabalhadores frente à Renault do Brasil, mas tenham certeza companheiros, não vamos fraquejar, não desistiremos jamais. Temos a certeza de não estar só nesta luta, confiantes no apoio de cada companheiro, replicando este e-mail aos seus contatos e solicitando que enviem e-mails de repúdio ao gerente de relações trabalhistas e sindicais da Renault ( marino.r.rodilha@renault.com), para que saiba da união e da força que tem quem realmente move este país, a força que tem as mãos de quem trabalha. Companheiros, juntos nessa luta, seremos vencedores. Obrigado pelo apoio de todos. Robson Jamaica Contato 41 3283 3992

Continue lendo >>

sábado, 19 de janeiro de 2008

EPIDEMIA... DE NOTÍCIAS

Segundo o Ministério da Saúde, até 17 de janeiro de 2008, foram confirmados 10 casos de febre amarela no país, sendo 7 mortes.

Nada alarmante, se considerarmos que desde 1998 (incluindo os recentes) tivemos uma média de mais de 33 casos confirmados por ano, sendo que desde 2000, 112 pessoas morreram da doença.

Obviamente nessa época do ano, com as férias, maior quantidade de chuvas e calor, os riscos de contaminação são maiores que em outros períodos, portanto, segundo os dados dos anos anteriores, as autoridades devem preocupar-se, mas nada além do que já é feito todo ano.

Mas é isso o que vemos na nossa grande imprensa venal? Não precisamos nem mesmo prestar muita atenção para constatar que segundo os “altruístas” veículos de comunicação brasileiros (mas não muito) vivemos uma epidemia de febre amarela, praticamente incontrolável.

O que acontece não é uma epidemia real de febre amarela, mas uma epidemia de notícias sobre a febre amarela.

A histeria da grande imprensa venal vem causando graves problemas. A FioCruz teve que dobrar a produção de vacinas devido à corrida aos postos de saúde de todo o país, mesmo em cidades longe das chamadas áreas de risco, onde normalmente aparecem casos.

Mas esse não é o único transtorno provocado pela imprensa venal. Desde o início da epidemia de notícias, já são 31 pessoas internadas por superdose de vacina. Pessoas que, influenciadas pela histeria midiática, não ouviram ops alertas dos profissionais de saúde e tomaram mais de uma dose da vacina em curto espaço de tempo. Duas dessas pessoas encontram-se internadas em estado grave, ambas em Brasília, um jovem com hepatite e uma senhora com choque anafilático. Mas isso a “altruísta” imprensa venal não mostra.

Como o “caos aéreo” não funcionou, especialmente entre os mais de 80% dos brasileiros que nunca entraram num avião, os golpistas de plantão inventaram outro problema.

Leiam também a carta do médico Pedro Saraiva publicada no blog Vi o Mundo do jornalista Luiz Carlos Azenha, sobre o assunto.

Continue lendo >>

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A VOLTA DA MORDAÇA

Quando o presidente Hugo Chavez, utilizou da prerrogativa soberana do Estado venezuelano para não renovar a concessão da RCTV, no Brasil se viu uma gritaria. Toda a grande imprensa venal brasileira se levantou contra o “autoritário” Chavez que, segundo eles, atentava contra a liberdade de imprensa e a democracia em todo o continente. Todas as vozes conservadoras da direita golpista e muitas da falsa esquerda destilaram seu veneno contra a revolução bolivariana. Agora, o desembargador federal Edgard Lippmann Junior proferiu uma decisão que censura a TV Paraná Educativa. A decisão do magistrado impede o governador Roberto Requião de manifestar-se, impondo multas de até R$ 500 mil Creio não ser necessário expor a inconstitucionalidade da censura e tratar sobre a arbitrariedade do ato. Interessante o fato do despacho do desembargador explicar a censura devido ao fato de Requião sempre questionar, muitas vezes acidamente, políticos, desafetos e instituições, incluindo o judiciário e o Ministério Público. É fato que Requião vem a tempos criticando os elevadíssimos salários e aposentadorias do Ministério Público. É fato também que o judiciário brasileiro não tem, por hábito proferir decisões em favor dos de menos posses. Da mesma forma que juízes tentam, por meio do draconiano interdito proibitório, calar trabalhadores que exercem o direito constitucional de greve, agora tentam calar o governador legitimamente eleito pelos paranaenses, censurando a única emissora brasileira que tem aberto espaço aos movimentos sociais. Curiosamente, nenhum dos paladinos da democracia que tanto tagarelaram pela liberdade contra Hugo Chavez abriu a boca para falar do ato criminoso cometido contra a Paraná Educativa. Ao que parece direita golpista e a pseudo-esquerda só defende mesmo a liberdade do patrão, dos grandes empresários e negociantes, defendem apenas a liberdade dos grandes para explorar os pequenos. Mas muitas entidades e movimentos já se manifestaram contrários ao Dr. Lippmann Jr, em defesa, de fato, da liberdade e da democracia.

Continue lendo >>

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

MAIS UMA DO MINISTRO NEOLIBERAL

Claro que vindo do governo Lula, contraditório como é, as medidas para compensar a perda da arrecadação devido ao fim da CPMF não poderiam prejudicar apenas os que tem mais.

A União perdeu R$38 bilhões da CPMF, o governo pretende compensar R$10 bilhões com o aumento das alíquotas do IOF e da CSLL, outros R$10 bilhões com aumento de arrecadação derivado do crescimento econômico e R$20 bilhões cortando gastos nos três poderes.

Como o executivo não tem poder para mudar o orçamento do legislativo, onde a oposição conservadora derrubou a CPMF, e do judiciário, com o velho jogo de cartas marcadas, o corte deverá ser quase totalmente no executivo mesmo, ou seja, serão prejudicados os serviços prestados ao povo, como saúde e previdência e, mais uma vez, os servidores públicos. O ministro neoliberal Paulo Bernardo já anunciou que serão cancelados concursos e que os próximos reajustes serão revistos. Com isso vai por água abaixo a política de recomposição do Estado Brasileiro.

Não é a primeira vez que o ministro neoliberal Paulo Bernardo comanda um processo de desmanche de serviços públicos e penaliza os servidores, basta verificar o que foi feito em Londrina-PR e no estado do Mato Grasso do Sul.

Continue lendo >>

RICOS NÃO QUEREM PAGAR IMPOSTO

Com o fim da CPMF, sepultada pelo Senado Federal, o governo Lula decidiu adotar medidas compensatórias para a arrecadação mais interessantes, mas sem deixar de ser contraditórias, como tudo que esse governo faz.

Foi aumentada a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em 0,38pp. O número, apesar de coincidente com a extinta CPMF não representa os mesmos valores e nem afeta todas as operações. Rapidamente a grande imprensa venal brasileira destilou suas mentiras, insistindo na tese do “aumento de carga tributária”. Todas as emissoras e jornalões martelaram que o aumento incidiria, por exemplo, sobre os financiamentos habitacionais, o que afetaria os mais pobres. A afirmação foi desmentida pelo governo, mas como a preocupação dos paladinos de nossa imprensa é com seus grandes gastos com cartão de crédito, esses sim aumentados, nenhum veículo de comunicação se retratou.

Outro tributo com a alíquota aumentada foi a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), apenas para as instituições financeiras, passou de 9% para 15%. Apesar de tímida, essa medida começa finalmente a tributar os mais ricos. Com isso 15% dos muitos bilhões que vêm sendo embolsados pelos banqueiros às custas da extorsão do povo reverterá para os cofres da União.

Obviamente a oposição conservadora e a grande imprensa venal foram ao ataque. A alegação é que este “custo” a mais dos bancos será repassado aos clientes. Isso dependerá do governo federal, que detém o controle dos dois maiores bancos em número de clientes, o BB e a CEF. Se os bancos federais não repassarem os bancões privados também não poderão faze-lo, sob pena de perder clientes, o que seria feito dentro das regras do “deus-mercado”.

Continue lendo >>

2ª ENQUETE DE CLASSE

Encerrou em 31 de dezembro a 2ª Enquete de Classe desse blog.

A pergunta foi:

Com o fim da CPMF, o que irá acontecer?

4 internautas votaram sendo

1 (25%) que "O governo Lula vai finalmente reduzir o superávit primário"

1 (25%) que "Será criado um novo imposto para substituí-la"

1 (25%) que “O governo irá aumentar impostos que afetam os ricos”

1 (25%) que “O governo irá aumentar impostos que afetam os pobres”

Como vimos, votação extremamente dividida, pois ainda pairavam grandes dúvidas sobre o que o governo faria.

Agradecimentos àqueles companheiros que responderam a Enquete de Classe.

Nessa semana estará no ar nova pergunta.

Continue lendo >>
Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo