sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

VITÓRIA DOS TRABALHADORES NA RENAULT

Reza o folclore futebolístico que um pênalti é tão importante para a torcida que precisa ser batido pelo presidente do clube. E foi exatamente isso o que ocorreu na fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Lá, quatro operários estavam em processo de demissão por “falta grave” pelo simples fato de questionarem o excesso de horas-extras e a redução do horário das refeições para 40 minutos. Queriam a contratação de novos trabalhadores para o chão de fábrica. Por isso a montadora francesa, em busca de uma exploração máxima da mais valia, os colocou na marca do pênalti por justa causa.

O grupo que estava ameaçado de demissão era composto de delegados sindicais da Renault, que tem estabilidade prevista por lei federal, muito desrespeitada pelos gringos por essas bandas tupiniquins. Eles (os delegados) são coordenados pelo camarada Robson Jamaica, militante do PCdoB. Jamaica também foi um dos idealizadores do acampamento na fábrica, que ficou de defronte à montadora francesa de 19 de janeiro até ontem (dia 7 de fevereiro).

Há de se reconhecer o empenho do presidente do PCdoB, Milton Alves, nessa luta. Foi partir de sua visita e denúncia pública da “escravidão na Renault” que a questão ganhou repercussão internacional, culminando com a vinda dos membros do Comité Group Renault – uma espécie de sindicato mundial dos trabalhadores da empresa francesa – para ajudar nas negociações.

Resultado das negociações: as demissões dos quatro operários foram suspensas e não haverá nenhuma retaliação; as horas-extras serão reduzidas e novas contratações serão feitas pela Renault; e, foi reaberto um novo canal de diálogo entre os delegados sindicais e a direção da empresa. Todos os pontos reivindicados serão objeto de avaliação conjunta, daqui em diante, entre operários e diretoria.

Um pênalti é muito importante e não pode ser desperdiçado. Foi um golaço dos comunistas paranaenses!

Fonte: Blog Vermelho - PCdoB/PR

2 comentários:

Ramon Fonseca disse...

Tramontini, essa vitória dos trabalhadores paranaenses é um estímulo a luta operária em todo o País. Depois dá uma conferida no que vem ocorrendo com os têxteis daqui de Moc em meu Blog
http://ramonjrfonseca.blogspot.com/2008/02/trabalhadores-txteis-sofrem-com-ameaa.html

Saudações Revolucionárias

Ramon Fonseca disse...

Tramontini, ainda sou neófito nesse esquema de Blog hehehe. Gostaria de saber como devo fazer pra colocar esse banner de votação nos sites de esquerda que vc colocou no seu.

Saudações Revolucionárias.

P.S. Seu Blog está devidamente linkado.

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo