quarta-feira, 30 de julho de 2008

COMEÇA A CAMPANHA SALARIAL DOS BANCÁRIOS

As conferências regionais, bem como a Conferência Nacional dos Bancários deram início, este mês, à campanha salarial da categoria em 2008. E este ano temos algumas novidades, que abordaremos aqui, em etapas.

As conferências regionais ou estaduais ainda não avançaram no sentido de se constituírem em fóruns unificados de toda a categoria, conforme propõe a CTB. Mesmo assim, o movimento dos bancários, e sua direção, tem se visto obrigado a reconhecer e conviver com a diversidade existente na categoria. Nesse ponto, o fato a ser destacado e que está provocando grandes mudanças no processo de organização dos bancários é a fundação da CTB. Com isso, em na maioria das conferências regionais participaram representações da CTB, CUT e Intersindical.

No Paraná, ainda existe a grande dificuldade de se unificar os fóruns da Fetec e da Feeb, por incompreensões de lado a lado, e um certo “acordo branco” para que uma federação não incomode a outra.

Ainda assim, a CTB participou da conferência convocada pela federação cutista, expondo suas divergências com os demais companheiros, mas principalmente buscando consensos e o caminho da unidade de toda a categoria.

A conferência paranaense mostrou que ainda há muito que caminhar para se poder dizer que existe unidade real da categoria e das diversas centrais e correntes de pensamento. Mas um bom exemplo foi dado pelos companheiros do Banco do Brasil que, democraticamente e por consenso, escolheram os seus delegados com respeito às representações da capital e do interior, bem como das variadas opiniões diferentes. Infelizmente, o bom exemplo não se repetiu nos demais bancos, onde a corrente cutista majoritária abocanhou todas as vagas. Na Caixa, houve espaço apenas para um observador da CTB e, ainda assim, com muita luta.

Outro ponto importante das discussões foi o da remuneração. A Articulação Sindical insiste em sua proposta de negociar com os banqueiros a famigerada remuneração variável, agora travestida de remuneração total. Essa proposição, que pode ser chamada de “salário total flex”, interessa muito aos patrões, públicos e privados, do sistema financeiro, pois passa a obrigar os bancários a cumprir todas as abusivas metas de venda para poder ter parte significativa de seu salário. Mas, como a situação em cada banco é bastante diferente, a corrente majoritária optou por utilizar argumentos variados e contraditórios em cada grupo, aproveitando-se da confusão para aprovar essa idéia maravilhosa para os banqueiros.

Ainda assim, a CTB/Paraná teve boa participação no evento e elegeu uma delegação à Conferência Nacional composta de 2 delegados, Diego Mazzolli (foto à esquerda) e Gilson Brotto Claro (foto ao centro), ambos do BB, e 1 observador Jefferson Tramontini (foto à direita), da Caixa.

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo