quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bancários do Ceará protestam contra interdito do Bradesco com cortejo fúnebre

Foto: Drawlio Joca / Fonte: G1
Nesta quarta-feira, 5/10, nono dia de greve, o Sindicato dos Bancários do Ceará realizou um cortejo fúnebre pelo Centro de Fortaleza para protestar contra o Interdito Proibitório solicitado pelo Bradesco na Justiça do Trabalho para frear o movimento grevista. O protesto, que passou por quatro agências do Bradesco, aconteceu com direito à marcha fúnebre, velório, viúva, carpideiras e padre. O cortejo fúnebre seguiu pelas ruas do Centro e dentro das unidades houve o velório simbólico de um cliente morto pela exploração do banco.


O Bradesco solicitou a intervenção da Justiça do Trabalho, por meio de um Interdito Proibitório, para impedir que o Sindicato feche as portas das agências e fortaleça o movimento grevista – já que os próprios funcionários são coibidos moralmente de aderir à greve. “O interdito não tem nada a ver com a lei de greve, mas o banco conseguiu convencer a Justiça, que concedeu o interdito em dois dias. E, então, nos perguntamos: “que postura é essa da Justiça brasileira?”, questionou Robério Ximenes, diretor do Sindicato, dirigente da CTB/CE e funcionário do Bradesco. 

O Sindicato acredita que com essa iniciativa, o Bradesco usa a Justiça como escudo para resguardar sua posse e não lançar propostas decentes para a categoria. “Essa mesma Justiça do trabalho é inoperante para obrigar o Bradesco a implantar portas giratórias e a cumprir a lei das filas”, denuncia Marcos Saraiva, diretor do Sindicato, em meio à encenação do velório de um cliente explorado pelas altas tarifas e altos juros cobrados pelo banco. 

A manifestação foi acompanhada pela marcha fúnebre e apresentação artística de dois emboladores cantando o cordel “A Peleja do Monstro Presença para Derrotar a Deusa Greve”, que conta toda a história de intransigência do Bradesco. 

A população foi esclarecida sobre o movimento grevista, que mesmo discordando do interdito, cumpre as ordens da Justiça. Mas não irá desistir de apontar a atitude exploradora do Bradesco, que, assim como outros bancos, silencia na mesa de negociação. “O banco tenta nos intimidar. Mas não adianta o silêncio do banco nem a força da Justiça. Não vamos nos calar”, afirmou Gabriel Motta, diretor do Sindicato, militante da CTB e funcionário do banco. 

Para Ribamar Pacheco, diretor do Sindicato e funcionário do Itaú: “se já não bastasse a exploração do trabalhador, o Bradesco usou agora um artifício judicial para frear nossa greve. Mas de forma ordeira e pacífica continuaremos com nossa paralisação”.

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo