quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Chico Lopes cobra financiamento público de campanha

Chico Lopes, 
deputado federal (PCdoB/CE)

Chico Lopes (PCdoB-CE), deputado federal e candidato a vice-prefeito de Fortaleza (CE) nessas eleições, cobrou, em discurso no plenário da Câmara, nesta terça-feira (4), a aprovação da reforma política com financiamento público de campanha. “Ou nós vamos ficar neste País com apenas três partidos”, alertou, denunciando o uso do poder econômico nas pesquisas eleitorais.

Ele lamentou que embora exista um tribunal só para eleição, não há acompanhamento e fiscalização do que está acontecendo nas campanhas eleitorais. E cita o caso dos institutos de pesquisas que são pagos pelos candidatos para medir a intenção de voto do eleitorado. 


Chico Lopes é candidato a vice-prefeito
de Fortaleza em chapa  com Inácio Arruda
“Tem alguns que apresentam até quatro pontos de margem de erro. Como funciona? Para quem pagou, sobem os quatro pontos e, de quem não pagou, tiram os quatro pontos. Ganham-se aí oito pontos. E existe um público no Brasil que não quer perder o voto e, então, vota em quem está na frente. Não quer saber de programa, não quer saber da discussão”, alerta o deputado.

E citou o caso recente divulgado na mídia, que aconteceu em Goiás, onde a Polícia Federal foi acionada para proibir a publicação de uma pesquisa. “A pesquisa é importante, mas tem que ser fiscalizada pelo Tribunal Regional Eleitoral para que os candidatos possam, pelo menos, competir em pé de igualdade, sem correr o risco de saírem em pesquisas que mostram, numa hora, que estão em primeiro lugar e, depois, em último”, afirmou Lopes. 

E acrescenta que diante dessa situação, “se faz urgente urgentíssimo que esta Casa aprove a reforma política sob pena de não estarmos contribuindo com a democracia (...) Portanto, clamo aos deputados desta Casa que votemos a reforma política para o bem da nossa democracia”. 

Fonte: Vermelho

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo