quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

DITADURA VENEZUELANA?

Muitas foram as acusações a Hugo Chavez sobre o referendo constitucional do último dia 2. A imprensa venal brasileira se opôs frontalmente ao projeto alegando que a possibilidade de diversas reeleições ao presidente venezuelano tratava-se, claramente, da criação de uma ditadura particular. Da mesma forma atacam as propostas de reforma constitucional boliviana e equatoriana.

No entanto, ganha força na Colômbia, do linha-dura Alvaro Uribe, a proposta de permitir nova reeleição ao presidente marionete. Uribe, eleito em 2002, já alterou a constituição colombiana para permitir a própria reeleição (lembra outro títere brasileiro), mas não vemos os arautos da moralidade de nossa imprensa venal comentarem sobre a ditadura particular de Uribe.

A questão não trata de reeleição, mas sim de antagonismos ideológicos. Os mesmos que dizem que a constituição brasileira de 1988 é benevolente com os pobres atacaram a proposta venezuelana que, entre outras coisas, reduzia a jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas.

1 comentários:

Leandro Arndt disse...

Interessante como algo que tem aparentemente a mesma forma (reeleição do presidente) pode ocultar conteúdos tão diversos. Não há realmente que se reclamar da imprensa burguesa por defender suas posições de classe, pois apenas defendem a perpetuação de seu próprio domínio de classe sobre o mundo, enquanto querem impedir que os trabalhadores "usurpem" sua prerrogativa de mandar onde bem entendem. O problema é fazê-lo sob o manto da "imparcialidade" e do "jornalismo". Felizmente seu público se restringe cada vez mais à classe média mais conservadora e à burguesia.

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo