domingo, 10 de fevereiro de 2008

O PATRÃO QUE O BRASIL NÃO PRECISA

Há alguns anos, antes de ser eleito vice de Lula, o então senador por MG José Alencar foi protagonista de uma série de propagandas do então Partido Liberal (PL), hoje Partido da República (PR).

As peças publicitárias mostravam as unidades fabris de sua propriedade, o grupo Coteminas, e seus funcionários. Apresentava os programas educacionais oferecidos aos empregados e suas famílias, programas de saúde, etc., tudo bancado pelo chamado “patrão que o Brasil precisa”.

Além do fato de que trabalhador não precisa do patrão, apenas o patrão do trabalhador, a realidade não é bem a apresentada.

Recentemente, nas unidades da Coteminas em Blumenau-SC, ocorreram diversos confrontos e perseguições a operários e sindicalistas quando das demissões sumárias apenas para garantir os lucros elevados daquele patrão que ninguém precisa.

Agora, em Montes Claros-MG, novamente a Coteminas, de propriedade do vice-presidente José Alencar (PR/MG), investe contra os operários. A empresa ameaça demitir cerca de 800 empregados devido a “ajustes modernizadores”. Mais uma daquelas expressões lindas do jargão empresarial para escamotear a verdade, que para lucrar cada vez mais, o patrão sempre investe contra os operários.

Infelizmente, em Montes Claros, os operários têxteis não podem contar com seu sindicato, dirigido pela Força Sindical, que parece mais interessado em seus compromisso com o patrão.

Mas a Oposição Classista, ligada à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) está firme organizando a resistência às demissões.

Nos últimos dias vimos duas grandes vitórias. Em Caxias do Sul-RS, o Sindicatos dos Metalúrgicos, filiado à CTB, conseguiu reintegrar um dirigente sindical demitido arbitrariamente pela Fras-Le. E em São José dos Pinhais-PR, a comissão de fábrica da Renault, composta por companheiros da CTB, junto com a fração classista da direção do sindicato, que tem maioria da Força Sindical, conseguiu impedir as demissões de todos os membros da comissão de fábrica. Que essas vitórias recentes sirvam para animar o espírito de combate dos companheiros mineiros para impedir mais esse crime patronal, cometido em nome do lucro.

Mais detalhes você consegue com o camarada Ramon Fonseca no blog Os sonhos não envelhecem.

2 comentários:

Ramon Fonseca disse...

CAro Tramontini,
Mais novidades sobre a mobilização dos trabalhadores da Coteminas. mostrei a eles a postagem do seu blog e todos ficaram bastante estimulados e pediram pra agradecer a solidariedade.
http://ramonjrfonseca.blogspot.com/

Meu e-mail é ramonimj@yahoo.com.br

Saudações Revolucionárias

Ramon Fonseca disse...

Entre no Blog para conferir as novidades: http://ramonjrfonseca.blogspot.com/

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo