quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

REFORMA TRIBUTÁRIA PARA DISTRIBUIR RIQUEZA

Após a derrubada da CPMF pela oposição conservadora no senado, o empresariado, a banca e, claro, o PIG, retomaram a investida sobre o tema da reforma tributária.

O argumento dos endinheirados é que a carga tributária brasileira impede o crescimento, inibe o investidor, etc., etc. Mas nunca falam da distribuição do pagamento dos impostos, da sonegação.

As classes trabalhadoras correspondem pela maior parcela da arrecadação tributária brasileira, mesmo estes ficando com menos da metade da riqueza. Os proprietários, os endinheirados pagam cada vez menos, e ficam com cada vez mais partes da riqueza produzida por quem trabalha.

Portanto, o tema da reforma tributária no Brasil, atualmente, ganha dimensão estratégica, pois pode ser decisivo para definir os rumos do desenvolvimento nacional. Uma reforma tributária ampla e distributiva é necessária e urgente, desonerando o consumo e onerando, de forma progressiva, a propriedade; desonerando a produção e onerando os rentistas, o capital financeiro, a especulação.

Sobre esse assunto recomendo a leitura dos artigos de Altamiro Borges: Reforma Tributária e Luta de Classes e FHC, Lula e a Regressão Tributária, publicados no Portal Vermelho.

2 comentários:

Zéder disse...

Olá Tramontini!
Também sou do PCdoB, blogueiro, estou no Sivuca e igualmente pedindo votos para o Vermelho. Vou adicionar o seu link entre os meus.
Saudações.
abrço!

Ramon Fonseca disse...

Olá Tramontini!!!
Também sou do PCdoB, blogueiro e amigo do zéder hehehe.
Estamos na campanha pra fazer o Vermelho Campeão. Conheça meu blog e comente: http://ramonjrfonseca.blogspot.com/
Saudações Revolucionárias.

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo