quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Salário mínimo: Para CTB, Senado referendou política inadequda do governo Dilma

A CTB vem a público para reafirmar sua discordância em relação ao reajuste do salário mínimo proposto pelo governo para 2011, referendado nesta quarta-feira (23) pelo Senado Federal.

A maioria dos senadores votou em consonância à decisão tomada pela Câmara dos Deputados na semana passada, na qual o mínimo ficou estabelecido em R$ 545,00 para 2011.  

Mais uma vez, a CTB entende que o pequeno reajuste proposto pelo governo é um sinal de que a política de ajuste fiscal defendida pelo mercado financeira será cumprida à risca. “Assim como na semana passada, mais uma vez ficou comprovado que a política econômica do país é um grave obstáculo à valorização do trabalho. As centrais voltaram a Brasília e estiveram no Senado firmes em sua posição por entender que é hora de o país iniciar um novo rumo, em direção a um projeto de desenvolvimento duradouro, que privilegie a produção, a geração de empregos e não a especulação”, afirmou Wagner Gomes, presidente da CTB.


O projeto ratificado pelo Senado nesta quarta-feira também definiu qual será a política de reajustes no governo de Dilma Rousseff. Até 2015, o valor não será debatido – o aumento será automático pela fórmula do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, somado com a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do último ano. “Ao aprovar a valorização do mínimo até 2015, o governo mostra que estávamos com a razão. Mas queremos ainda que essa política se torne lei e que seja estendida até 2023”, destaca o dirigente.

Imposto de Renda

Apesar de as centrais não terem conquistado um valor maior para o mínimo em 2011, a CTB entende que o anúncio de que o governo federal reajustará a tabela do Imposto de Renda em 2011 é uma vitória para a classe trabalhadora, já que no começo do ano havia sinais de que não haveria qualquer alteração.

“Ao menos nesse ponto o governo percebeu que seria um grande retrocesso. Se a tabela fosse mantida, o grande perdedor seria o trabalhador, o assalariado”, afirmou Wagner Gomes.

De acordo com o governo, a tabela será reajustada em 4,5%, número que corresponde à meta de inflação definida pelo Banco Central.  As centrais sindicais defendiam que o percentual fosse o mesmo da inflação acumulada em 2010: 6,46%.

Fonte: CTB

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo