terça-feira, 18 de setembro de 2012

Em Seminário, CTB defende tabela de categorias atualizada


Foi realizado em Brasília, durante os dias 12 e 13 de setembro, em Brasília, no Auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), o Seminário sobre Tabela de Categorias, iniciativa do Conselho de Relações do Trabalho (CRT), com o propósito de iniciar um processo para estabelecer regras mais claras sobre a organização sindical no país e a cessão dos registros sindicais para novas entidades.

Eduardo Navarro, secretário de Imprensa e Comunicação da CTB, esteve à frente da delegação cetebista participante do Seminário. O dirigente ressaltou a posição da Central em relação ao artigo 577 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que versa a respeito do quadro das atividades e profissão no país. “Temos que fazer um esforço no sentido de atualizar a tabela de categorias, no sentido de respeitar e garantir a unicidade sindical prevista na Constituição Federal”, afirmou.


Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, a questão do chamado “enquadramento sindical” vem causando uma série de debates entre sindicalistas, empresários, advogados, juízes e governo federal, com grande impacto nos contratos de trabalho. Para alguns especialistas, o problema surge a partir da falta de parâmetros legais para que se faça o devido enquadramento sindical, de modo a se respeitar os princípios constitucionais da liberdade e da unicidade sindical, conforme garante o texto dos incisos I e II, do artigo 8º da Constituição Federal.

A CTB, desde sua fundação, tem essa postura porque até a promulgação da Constituição Federal de 1988 o Ministério do Trabalho, por meio da Comissão de Enquadramento Sindical, realizava a tarefa de determinar o sindicato que representaria determinada categoria profissional ou mesmo econômica. Depois de 1988, o Enquadramento Sindical oficial foi substituído pelo espontâneo, preservando-se, contudo, o direito adquirido e as situações preexistentes, com destaque para o caráter da unicidade sindical, que não permite a criação de mais de uma entidade sindical, representando a mesma categoria, em uma mesma base territorial.

Após dois dias de debate, definiu-se que cada uma das centrais participantes do Seminário devem apresentar, até 15 de outubro, suas propostas de tabelas de categoria. A partir dessas contribuições, o Ministério do Trabalho irá fazer um estudo e apresentar uma alternativa, que num momento posterior será analisada pelos representantes da classe trabalhadora.

Fonte CTB

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo