quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

CTB NA LUTA CONTRA DEMISSÕES NA COTEMINAS

Foi como um golpe traiçoeiro e uma surpresa revoltante que trabalhadores e trabalhadoras da Cotenor, integrante do grupo Coteminas, receberam a notícia de que a direção da empresa tinha decidido demitir 20% dos seus 4 mil trabalhadores e trabalhadoras em Montes Claros, norte de Minas Gerais. Isto significa 800 pais de família no olho da rua de um momento para o outro.

Os dirigentes do sindicato da categoria estão mancomudados com os patrões e conciliaram com as demissões, mesmo sabendo que podem provocar um sério problema social na cidade. Apesar da traição da diretoria de sua entidade, os trabalhadores não ficaram imobilizados. Lideranças da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que disputam as próximas eleições para renovar a direção da entidade, estão organizando uma resistência enérgica às demissões e em defesa do emprego. Registre-se que a Conteminas chama seus funcionários de "colaboradores". É hora de refletir a respeito desta palavra enganadora, que ainda ilude muitos operários: é assim que se trata um "colaborador", com demissão sumária e imotivada? Para manter o emprego de nada vai adiantar apelar para o espírito de "colaboração" patronal, que nunca passou de uma balela. Só na luta a classe trabalhadora vai se fazer respeitar.

Ato pelo emprego

Confira abaixo informações publicadas em "O Norte de Minas" (www.onorte.net) sobre a luta na Conteminas.

"Na tarde de segunda-feira, 11-2, centenas de pessoas com faixas, cartazes e panfletos realizaram uma manifestação em frente à empresa Cotenor, que faz parte do grupo Coteminas, que teve como objetivo, chamar a atenção da população e das autoridades constituídas do município quanto às demissões que vem acontecendo no setor da fiação desta empresa. De acordo com Lourival Soares Ribeiro, um dos organizadores do movimento, este tem como finalidade tentar reunir com os diretores da empresa, no sentido de tentar reverter o atual momento de desestabilidade de inúmeros funcionários que se sentem inseguros quanto ao futuro dentro do grupo Coteminas. Operários da fábrica da Coteminas na cidade, ligados a Central dos Trabalhadores do Brasil, estiveram reunidos na tarde do último domingo na sub-sede Norte do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, onde discutiram as demissões anunciadas pela empresa nos últimos dias e decidiram pela realização de uma jornada de lutas que se iniciou na tarde de ontem. É importante salientar ainda que estas manifestações não tem nenhuma conotação política partidária, mas, sim, buscar soluções práticas que venha de encontro com os interesses dos funcionários.

Câmara

De acordo com ele, está programada para acontecer na manhã de hoje, nas dependências da câmara de vereadores, manifestação quanto às demissões na Coteminas, com o objetivo de buscar apoio dos vereadores, mobilizando desta forma toda a população. – Não nos curvaremos aos desmandos da direção da empresa. A Coteminas está entre as empresas que mais lucram no país e não se justifica a demissão de centenas de trabalhadores para aumentar ainda mais este lucro. É uma crueldade o que estão fazendo com os operários e suas respectivas famílias, salienta.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Vigilância e Segurança e Transporte de Valores do Norte de Minas, Carlos Antunes, é importante que as demais categorias de trabalhadores e seus respectivos sindicatos e centrais estejam lado a lado com os funcionários da Coteminas nessa que é considerada por ele como uma significativa jornada de luta.

Fonte: CTB

1 comentários:

Ramon Fonseca disse...

Tramontini, a Audiência Pública de ontem foi inacreditável. A cara-de-pau dos diretores da empresa, a subnissão da maioria dos vereadores (já de olho nas doações de campanha pra este ano, com certeza)e a ausência do Sindicato pelego que alegou "compromissos anteriormente assumidos", sabemos bem que compromissos são esses...
Mas a luta dos operários continua, tendo à frente a Chapa 2/Oposição Classista, em conjunto com a CTB, a UJS, a UPM e o mandato popular do vereador Lipa Xavier do PCdoB.
Mais uma vez, obrigado pela força!!!
Saudações Revolucionárias.

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo