quarta-feira, 30 de abril de 2008

CTB REALIZA 9 ENCONTROS ESTADUAIS DE FUNDAÇÃO

Este útlimo final de semana, dias 26 e 27 de março, foi especial para a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Em São Paulo, no Paraná, em Mato Grosso, em Mato Grosso Sul, na Paraíba, em Pernambuco, no Ceará, no Maranhão e no Distrito Federal ocorreram congressos de fundação da central.

Em São Paulo, diversos sindicatos de peso paraticiparam da fundação da central. Entre eles estavam o Sintaema, o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, o Sinpro de Campinas e o Sinpro de Sorocaba.

''A CTB realizou seu congresso há menos de um ano e já conseguiu fazer seu processo de legalização em três meses e São Paulo deu uma contribuição decisiva'', diz Helifax Pinto, presidente do Sintaema e um dos organizadores do encontro paulista.

No Paraná, o encontro reuniu cerca de 250 sindicatos rurais na base. A Fetiep (Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Paraná), que representa cerca 280 mil trabalhadores nas indústrias paranaenses e tem 32 sindicatos filiados e o Sintrafucarb (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Fumo, Bebidas e Chocolates), que reúne outros 7 mil trabalhadores, participaram do encontro de fundação.

A central no estado terá forte presença dos trabalhadores rurais e industriais, além dos prestadores de serviços e profissionais liberais. Significa, na prática, a unidade dos trabalhadores do campo e da cidade, antigo sonho dos classistas.

O encontro em Mato Grosso reuniu dezenas de sindicalistas, representando sindicatos filiados à central em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Barra do Garças. A dirigente nacional da CTB, Marilene Betros (Aplb-BA), prestigiou o evento, proferindo palestra sobre a história do sindicalismo brasileiro e contribuindo nos encaminhamentos do evento.

Ao final do encontro, os delegados e delegadas matogrossenses aprovaram duas moções. Uma de apoio ao Sindicato dos Jornalistas, em campanha salarial e enfrentando o descaso dos ''barões'' da imprensa local, e a outra em repúdio ao ministro e presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, por suas hostilidades aos movimentos sociais.

Na Paraíba, a fundação da CTB estadual contou com 130 delegados e 27 sindicatos. O Sindicalista José Gonçalves, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (Sinfemp), um dos responsáveis pelo êxito do encontro, destacou que ''a CTB já nasce grande'', ao se referir aos 37 sindicatos que já aderiram à central e à abrangência estadual da entidade.

José do Nascimento Coelho, presidente do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região, destacou que ''a CTB vem para lutar pela unidade dos trabalhadores e levar avante bandeiras de lutas unitárias, a exemplo da campanha pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário''.

“A CTB tem como principal meta a construção de um novo projeto sindical para o Brasil, com um sindicalismo mais classista e democrático. Norteado pela visão de um futuro socialista”, afirmou Valéria Silva, no encontro da CTB em Pernambuco. De acordo com ela, a nova central surge para fortalecer as classes trabalhadoras no estado e contribuir significativamente na luta pela ampliação dos direitos dos trabalhadores.

O encontro maranhense contou com a presença de cerca de 20 sindicatos e aproximadamente 150 delegados. Durante o Congresso foi definido o plano de lutas estadual da central. O destaque se deu para a campanha da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

''A CTB-MA já está se articulando com outras centrais sindicais estaduais para coletar um milhão de assinaturas em um abaixo-assinado a favor da redução da jornada de trabalho para ser entregue ao Congresso Nacional”, comentou Júlio Guterres, da diretoria do Sinproesemma.

Cerca de 100 delegados de diversos segmentos do movimento sindical do Distrito Federal e da Região do Entorno, participaram do encontro de fundação da CTB candanga.A boa notícia ficou por conta do presidente do Sindipol (Sindicato dos policiais) , Luís Cláudio, que revelou a intenção de debater na entidade a filiação à CTB.

Ele também disse reconhecer que a proposta política da CTB vem ao encontro do que pensa sobre o movimento sindical. Ele tambpem informou que o Sindipol foi filiado à outra central, mas desfiliou-se por discordar dos rumos políticos que a entidade tomou.

“Os policiais federais não aceitam mais estar a serviço de governos. O papel da PF é o de polícia cidadã, a serviço da sociedade e não de momentos políticos conjunturais”, disse.

Fonte: Portal CTB

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo