sexta-feira, 11 de abril de 2008

SEGUNDA, DIA 14, TODOS PELA REDUÇÃO DA JORNADA


Curitiba será palco de manifestação unificada inédita no país


Em uma inédita campanha unificada, as seis principais centrais sindicais com atuação política no Paraná convocaram para esta segunda-feira (14) uma megamanifestação de trabalhadores em favor da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. O evento começará com uma concentração às 9 horas da manhã, na Praça Santos Andrade, tradicional ponto de encontro dos protestos populares na capital paranaense, e seguirá numa marcha em direção à Boca Maldita – local também considerado ícone das lutas pelas conquistas mais elementares em Curitiba.


A marcha convocada pelos trabalhadores curitibanos é inédita e poderá fortalecer um movimento em todo o país pela redução da jornada de trabalho. De acordo com José Agnaldo Pereira, um dos coordenadores da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), seção Paraná, os trabalhadores estão sentindo que a hora é propícia às reivindicações e às novas conquistas. “A economia está aquecida e a contratação de mão-de-obra também está em alta”, diz o líder sindical, que calcula, com a redução da jornada, novos 2 milhões postos de trabalho seriam criados no Brasil inteiro.


O dirigente da CTB não descarta que a manifestação desta segunda-feira desdobre-se, a curto prazo, numa greve geral nacional. Agnaldo afirma que “é um movimento que ainda está sendo construído unitariamente aos poucos”. “Começaremos com esta marcha unificada e iremos cumprir todas as etapas de consulta aos trabalhadores antes de iniciarmos uma greve ou um protesto de caráter nacional”, avisa.


Os trabalhadores querem que a luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas se amplie e ganhe o apoio da sociedade civil organizada. Para isso, eles fizeram um “chamado” aos movimentos sociais para que engrossem a marcha do dia 14. “Entendemos que a luta pela redução da jornada é de interesse de todos os brasileiros porque gerará mais empregos, preservará a saúde dos trabalhadores e possibilitará a criação de uma maior massa de consumidores”, prevê o sindicalista.


“A luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais extrapola o mundo do trabalho e da economia e por isso se transformará numa luta de toda a sociedade brasileira, que ambiciona um círculo virtuoso de prosperidade material e social”, defende José Agnaldo Pereira, coordenador da CTB no Paraná.




Marcha pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais

Campanha Unificada


Dia 14 de abril, segunda-feira, às 9 horas da manhã


Concentração na Praça Santos Andrade e Marcha até a Boca Maldita


Informações (41) 3246-8636 e (41) 9947-9350 com José Agnaldo Pereira, coordenador da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Paraná. Zenir Teixeira: (41) 99142275.

Fonte: CTB-PR




0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo