terça-feira, 30 de julho de 2013

Juventudes se reúnem em encontro que antecede Foro de São Paulo

A partir de quarta-feira (31), até 4 de agosto, a capital paulista recebe líderes e juventudes de diversos países latino-americanos e do Caribe que participarão do 19º Foro de São Paulo, maior encontro da esquerda no mundo. O evento tem como objetivo promover a integração entre a América Latina e o Caribe, na esfera econômica, social e política. Neste ano, uma das discussões mais aguardadas acontecerá durante o 5º Encontro de Juventudes do Foro, que antecede o Foro, na terça-feira (30).

Os debates que ocorrem no Foro atendem aos interesses de diferentes grupos, sejam as mulheres, negros, pobres, jovens.


A abertura do 5º Encontro de Juventudes do Foro será feita pela União da Juventude Socialista (UJS), ao lado da Juventude do PT (JPT), e representantes de outras juventudes de outros países.


O encontro das juventudes acontece em um momento oportuno, aquecido pelas manifestações democráticas que tomaram conta das ruas do Brasil, recentemente, tendo os jovens, como principais personagens dos protestos. Se por aqui, assim como na América Latina, a juventude cobra mais direitos, como um transporte digno e de qualidade, por mais investimentos na saúde e educação e mais participação nas decisões políticas do país, lá na Europa, os jovens reivindicam para não perder seus direitos já conquistados, como a garantia do emprego, da educação e contra a austeridade – cortes nos serviços públicos.

Na América Latina, o avanço se dá porque grande parte dos países são governados por presidentes de esquerda, comprometidos com a independência e soberania da pátria, que buscam romper com as desigualdades sociais e, sobretudo, que vão contra o imperialismo norte-americano. Esses líderes construíram ideias conjuntas para conter a grande crise econômica. Não em vão, a região latina e caribenha são as que melhores reagiram e se defenderam da crise. É através da integração latino-americana que esses países estão em amplo crescimento econômico, com apenas 6,2% de desemprego – menor índice em toda a história.

Embora já foram conquistados muitos avanços, ainda há muito a ser feito pelos jovens latinos, em diferentes áreas, como educação, trabalho, segurança, esporte, cultura. É preciso discutir quais políticas públicas eles precisam. Como incluir essa juventude dentro da sociedade? Como combater o homicídio de jovens, em especial, os negros? Como garantir-lhes acesso às universidades? Qual o papel das entidades juvenis nestes desafios? Quais medidas os líderes políticos devem tomar para dar melhores condições de vida aos jovens?

Para debater sobre essas e muitas outras questões, na terça (30), a mesa de debate contará com a participação da secretária nacional de Juventude do Brasil, Severine Macedo, que explicará quais alternativas o governo brasileiro já está pondo em prática, e quais ainda a serem pensadas.

Além do panorama brasileiro, as políticas públicas de outros países latinos e do Caribe também serão apontadas por outros líderes, como a deputada federal do México, Yuriri Ayala Zúñiga, do PRD (Partido da Revolução Democrática) e Gabriela Rivadeneira, do Alianza País, do Equador. Já o coordenador de Juventude da capital de São Paulo, Gabriel Medina (PT) será o mediador do debate.

Na quarta (31), além da UJS, a mesa de debates será composta por outras entidades, como a Juventude Comunista da Colômbia (JUCO) e a União da Juventude Comunista de Cuba (UJC). Juntos, dialogarão sobre o desenvolvimento, a integração e a educação latinoamericana.

Histórico

Criado em 1990, pelo ex-presidente Lula, em união com o então, presidente cubano Fidel Castro, o Foro reúne líderes e organizações não-governamentais da América Latina e do Caribe que, após assistirem a queda do Muro de Berlim, entenderam a necessidade da esquerda destas regiões se integrarem e criarem alternativas contra o neoliberalismo que já se desencadeava pelo mundo a fora.

O primeiro encontro do Foro aconteceu em São Paulo, além da presença de Fidel Castro e Lula, contou com a participação de mais 48 organizações, juventudes e partidos políticos.

Hoje, em sua XIX edição, o Foro é o maior encontro da esquerda do mundo, conta com mais de 100 entidades participantes. No Brasil, entre os partidos políticos que o integram, estão o PCdoB, o PT e PSB. Quanto às juventudes, a UJS é uma das entidades protagonistas do Foro.

Serviço

O que: 5º Encontro de Juventudes do Foro de São Paulo
Quando: 30 e 31 de Julho de 2013
Onde: Hotel Braston. Rua Martins Fontes, 330. Consolação, São Paulo, SP.

Programação terça (30)

16hs – Abertura – UJS, JPT, representantes dos comitês regionais do foro

19hs – Experiências de Política Públicas América Latina e Caribe- , Severine Macedo, Yuriri Ayala Zúñiga (deputada PRD) , Gabriela (Alianza País). Mediador: Gabriel Medina

Programação dia 31/07 (quarta-feira)

9hs- 13hs – intervenções das organizações, membros e convidados

15hs-18hs – A integração latinoamericana, o projeto de desenvolvimento e a juventude: Fernando Pacheco, UJS, UJC, JUCO, MAS

18hs – O papel da educação na integração latinoamericana
OCLAE, JJCC, Gabriel Alves (juventude do PPL), Frente Amplia, Frente Sandinista

Fonte: UJS

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo